Aumento de casos faz Santos reabrir centro de testagem contra covid-19

De abril para maio, número de testes realizados em unidades públicas de saúde cresceu 416%

Por: Daniel Gois  -  24/06/22  -  07:14
Atualizado em 24/06/22 - 07:23
Santos reabre centro de testagem contra a covid-19 nesta sexta-feira (24)
Santos reabre centro de testagem contra a covid-19 nesta sexta-feira (24)   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O aumento expressivo na procura por testes de covid-19 fez com que a Prefeitura de Santos reabrisse o centro de testagem contra o vírus, o que acontece partir desta sexta-feira (24). De abril para maio, cresceu 416% o número de testes feitos pela rede pública na cidade - 769 e 3.971 testagens ao todo, respectivamente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O centro de testagem vai funcionar no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, que fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, 240, no Marapé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Excepcionalmente nesta sexta, data de abertura, o início será às 9h, por conta de ajustes finais.


De acordo com dados da Prefeitura de Santos, dos 769 testes contra covid-19 feitos em abril, 12% tiveram resultado positivo. O percentual cresceu para 21% no mês de maio e 30,4% entre segunda (20) e quarta (22). Nesse intervalo de três dias, foram feitos 1.306 testes - aproximadamente 70% a mais do que todo o mês de abril.


"A gente tem visto um aumento de casos positivos de covid-19. Nesse período do ano temos as síndromes gripais, que também são confundidas com covid, o que tem feito nossa população procurar mais a testagem. Preferimos abrir (o centro) para dar mais qualidade e conforto à população", explica o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, em entrevista para A Tribuna.


O centro de testagem funcionará por tempo indeterminado, conforme a demanda e a análise diária dos casos de covid-19. O secretário frisa a importância da vacinação para reduzir o número de casos. Atualmente, Santos tem 68% de cobertura vacinal contra a terceira dose e 55% em relação à quarta.


"Queremos que as pessoas se vacinem. Elas não estão indo se vacinar e estamos vendo um aumento no número de casos. Eles são mais tranquilos, mas estamos tendo número de casos maiores. Nosso número de testes aumentou expressivamente", ressalta Catapreta.


O que levar

O interessado em fazer o teste deve estar com sintomas gripais e morar em Santos. É necessário levar documento com foto e comprovante de residência. O resultado sai em 15 minutos.


Unidades de saúde

Conforme informado pela Prefeitura, a intenção com a reabertura do centro de testagem é evitar filas em policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que estavam sendo sobrecarregadas pela alta procura por testes.


Ainda assim, algumas policlínicas com menor demanda seguirão atendendo os moradores de seus respectivos bairros, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Já as UPAs testarão apenas os pacientes com quadro clínico grave, sem diagnóstico e que necessitarem de internação em unidades de urgência e emergência.


Policlínicas com testes contra covid-19 em Santos


Morros

— Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)

— Policlínica Monte Serrat (Praça Correia de Melo s/nº)

— Policlínica Morro José Menino (Rua Carlos Alberto Curado, 77A)

— Policlínica Santa Maria (Rua 10 s/nº)

— Policlínica Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2) ZONA NOROESTE


Zona Noroeste

— Policlínica Alemoa/Chico de Paula (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)

— Policlínica São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)

— Policlínica Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº)


Área Continental

— Policlínica Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

— Policlínica Monte Cabrão (Av. Principal s/nº)


Logo A Tribuna
Newsletter