As ações são voltadas aos usuários das unidades de saúde e têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença (Imagem ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil) Palestras, testes de glicemia, orientações sobre alimentação, uso correto de medicamentos estão na pauta da programação especial, organizada pela Secretaria de Saúde de Santos em policlínicas da Cidade, em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, na sexta-feira. A programação começa nesta quarta-feira (24) e vai até segunda (29). Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! As ações são voltadas aos usuários das unidades de saúde e têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle da doença. A programação completa está no link. Perigo No ano passado, a atenção primária acompanhou 26.434 pacientes com diabetes, doença crônica caracterizada pela dificuldade do organismo em produzir ou utilizar adequadamente a insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Quando não tratada corretamente, pode provocar complicações cardiovasculares, renais, neurológicas e oftalmológicas. Os tipos mais comuns são o diabetes tipo 1, tipo 2 e o gestacional. No País 19,9 milhões de adultos convivem no Brasil com o diabetes tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes