Aquário de Santos reabre nesta sexta, mas deve fechar novamente em breve

Data da nova intervenção dependerá do temperamento do leão-marinho Abaré-Inti

Por: Da Redação  -  01/11/18  -  10:22
Última fase da reforma tratou do telhado e limpeza em três recintos de animais
Última fase da reforma tratou do telhado e limpeza em três recintos de animais   Foto: Nirley Sena/AT

O Aquário Municipal de Santos reabre nesta sexta-feira (2), às 9 horas, mas deve ser fechado novamente em breve. Adata, ainda sem definição, dependerá do temperamento do leão-marinho Abaré-Inti. A nova intervenção será feita para a troca do vidro e pintura no recinto do animal.


A última fase da reforma, iniciada em 16 de outubro, tratou do telhado do equipamento turístico e limpeza em três recintos de animais.


Segundo Alex Ribeiro, biólogo marinho e coordenador do Aquário, o início das melhorias no recinto depende da disposição do animal, pois ele precisa querer entrar e permanecer na área de cambiamento, onde ficará durante a nova intervenção.


O chefe do departamento de Parques e Vida Animal. Eder Santana, explica que quando isso acontecer, outros serviços serão executados.


“O leão-marinho é um animal desconfiado. Já foi lá olhar os novos portões gradeados. Se ele tivesse pés, eu diria que está com o pé atrás. Quando acostumar e entrar, faremos também retrolavagem dos filtros e reparos eventuais na cenografia. É uma megaoperação. Só o vidro pesa 300 quilos e precisa de um guindaste para ser colocado”, conta, informando que o trabalho deve durar até dez dias.


  Foto: Divulgação/PMS

Manutenção geral


Entre os outros serviços já realizados nos últimos 15 dias, enquanto esteve fechado, o Aquário foi submetido à manutenção da passarela entre os recintos e à troca de telhado e forro sobre os tanques dos animais.


Em nenhum caso foi necessário o remanejamento das espécies, pois uma cobertura provisória com lona e sarrafos foi instalada sobre os tanques para evitar queda de material. Os únicos recintos que receberam intervenção foram os dos pinguins, das tartarugas e do leão-marinho.


O vidro do espaço dos pinguins foi limpo enquanto eles ficaram no solário, e o tanque das tartarugas, em fase final de intervenção, foi esvaziado para pintura e remodelação. Naquele período, os animais ficaram num tanque extra, no piso superior da área técnica.


O Aquário funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Os ingressos custam R$ 8,00. Crianças de 8 a 12 anos e pessoas entre 60 e 65 anos pagam meia-entrada. Até 12 anos e acima de 60, há isenção.


Logo A Tribuna