Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Iluminação na orla de Santos será reestabelecida após 20 dias

Prefeitura prevê que o trecho entre o Canal 3 e a Praça das Bandeiras seja o primeiro a ter luz

Por: Matheus Müller  -  14/09/21  -  18:48
Atualizado em 15/09/21 - 09:33
 O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será iniciado no começo da próxima semana.
O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será iniciado no começo da próxima semana.   Foto: Divulgação/PMS

Os dias de escuridão na orla da praia de Santos estão contados, segundo a Prefeitura. A Secretaria de Serviços Públicos de Santos (Seserp) trabalha na recuperação das torres de iluminação entre o Canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga. As estruturas foram avariadas durante furtos de cabos de cobre. A previsão é de que a energia, no trecho, seja restabelecida na próxima sexta-feira (17).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Administração Municipal informou, ainda, que o trabalho nos demais pontos sem iluminação, entre os canais 1 e 3, começará na próxima semana. Um contrato emergencial com a empresa vencedora de licitação será firmado, no começo da próxima semana, para a execução dos serviços em etapas.


Apesar do anúncio do Governo, a Reportagem questionou a Prefeitura sobre a atuação da Seserp. Como a secretaria vai atuar para restabelecer a energia entre o Canal 3 e a Praça das Bandeiras? Afinal, em 28 de agosto, o Executivo tinha informado à A Tribuna que os fios haviam sido furtados e precisaria licitar a compra dos materiais. Não houve resposta.


O Governo Municipal ressaltou que o restabelecimento da iluminação na faixa de areia se dará por etapas. Primeiro serão acesas as luzes da região em que a Seserp atua. Depois nas áreas de responsabilidade da empresa sob contrato emergencial.


 Criminosos furtaram fiação e deixam praias de Santos no escuro
Criminosos furtaram fiação e deixam praias de Santos no escuro   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura revela que, além da recuperação da infraestrutura das torres, serão instalados dispositivos para coibir o furto de cabos elétricos.A Prefeitura revela que, além da recuperação da infraestrutura das torres, serão instalados dispositivos para coibir o furto de cabos elétricos.


Insegurança
Durante esse período, em que a orla da praia permanece no breu, a insegurança tem sido sentimento comum entre profissionais que trabalham em quiosques, bem como aos moradores e turistas, que costumam caminhar e se exercitar naquela região.


A Tribuna conversou com alguns comerciantes e eles afirmaram: a situação atrapalha as vendas nos quiosques e a sensação é de constante insegurança. De acordo com eles, o apagão é observado desde 25 de agosto, há 22 dias.


Segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) ter atendido 19 ocorrências relacionadas ao sumiço de fiação na região da orla, entre janeiro a agosto deste ano. Oito suspeitos foram conduzidos aos distritos policiais sob a suspeita de furto.


“Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito ou atitude suspeita, o mesmo é conduzido ao distrito policial (DP), onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão”, diz a Prefeitura, em nota.


Para denúncias, a população deve acionar a PM pelo telefone 190 ou a GCM pelo 153.


Logo A Tribuna