Aos 8 anos, menino de Santos escreve livro e dá palestra sobre autismo e TDAH em Londres; VÍDEO

Ideia de colocar a experiência pessoal no papel surgiu durante uma caminhada em um parque

Por: ATribuna.com.br  -  09/03/24  -  07:54
Atualizado em 09/03/24 - 10:39
Palestra aconteceu na Dulwich Wood Primary School, ao sul de Londres
Palestra aconteceu na Dulwich Wood Primary School, ao sul de Londres   Foto: Reprodução

Noah Faria, de apenas 8 anos, deu uma palestra sobre autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para uma plateia de aproximadamente 300 crianças em Londres, na Inglaterra. O menino e a mãe, Renata Formoso, são de Santos, e escreveram, juntos, um livro infantil sobre como é viver com os diagnósticos.


O livro 'The Fizzy Brain', mente 'borbulhante' ou 'acelerada', contém ilustrações da britânica Emi Webber, diagnosticada com TDAH e autismo na vida adulta. O termo que dá nome ao título, foi usado por Noah em consultas com médicos do sistema público de saúde britânico, quando recebeu o diagnóstico, aos 7 anos.


Segundo a mãe, o menino explicou ao médico que era como se o cérebro dele falasse tão rápido que às vezes ele mesmo não conseguia entender. Após isso, a ideia de colocar a experiência no papel acabou surgindo em uma caminhada no parque.


De acordo com Noah, os dois estavam indo à casa de uma amiga dele quando começaram a fazer rimas no trajeto. A mãe, escritora infantil, logo teve a inspiração para transformar as rimas em um livro, o que se tornaria base para as palestras infantis.


Renata reforça que o garoto entende que há diferenças, e o quanto é importante todos serem diferentes. "Falar isso abertamente normaliza a situação para outras crianças".


"Ele fez três palestras em escolas até agora. Fará mais uma na semana que vem, em uma biblioteca pública, e foi convidado para ser o palestrante na Battersea Power Station (um espaço bem icônico de Londres) na semana de conscientização sobre Autismo, em abril.", conta Renata.


Conforme a escritora, o pai de Noah também é santista, entretanto o garoto nasceu na Inglaterra, pois os dois moram no país há 15 anos. Atualmente, eles não moram juntos, e têm a guarda compartilhada.


Por ser brasileiro e britânico, Noah fala português, inglês e tem até aulas de espanhol na escola. Conforme relatos de seguidores da família nas redes sociais, o garoto pensa tão rápido que já chegou a falar os 3 idiomas em poucos segundos de vídeo.


O produto está disponível apenas em inglês, por meio deste link, mas também será lançado em português ainda neste ano, através de uma campanha de financiamento coletivo na internet.


Logo A Tribuna
Newsletter