Aniversário de Santos terá mutirão de limpeza nas praias

Instituto Mar Azul pede ainda que cada um faça a sua parte para manter o litoral sempre limpo

Em celebração ao aniversário de Santos, comemorado na terça-feira (26), o Instituto Mar Azul, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, promoverá um mutirão de limpeza de praia. 

A concentração dos voluntários será 8h30, na areia da praia, em frente à igreja basílica do Embaré, no Canal 4. O início da coleta de resíduos está previsto para as 9h, saindo do Canal 4 e indo até o Aquário.

A proposta é o recolhimento, a identificação e a quantificação de lixo descartado de forma irregular na areia da praia e no calçadão, com o objetivo de despertar e alertar a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo no descarte irregular de resíduos nas praias. A identificação e classificação dos resíduos geram subsídios para atuar diretamente na causa do problema.

Em função da pandemia da Covid-19, a ação terá a participação de apenas 50 voluntários. Apesar do grupo de voluntários para essa data já estar definido, qualquer banhista que estiver circulando pela praia pode recolher o lixo que encontrar e entregar na tenda do Instituto Mar Azul, que estará montada ao lado do Aquário Municipal. Esses resíduos serão contabilizados separadamente.

Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, haverá medição de temperatura dos participantes, disponibilização de álcool em gel na higienização, além do uso de luvas retornáveis e de máscara.

O IMA, entidade ambientalista, já realizou 67 mutirões de limpeza de praia desde a sua criação em 2013 e retirou mais de 530 mil fragmentos de resíduos da faixa de areia e calçadão das praias de Santos. 

Tudo sobre: