Na noite deste sábado (22), oito escolas desfilam na Passarela do Samba (Daniel Gois) A segunda noite de desfiles do Carnaval 2025 de Santos iniciou neste sábado (22), na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Av. Afonso Schmidt s/nº, Castelo, Zona Noroeste), após a abertura pela Corte Carnavalesca. Desfilaram quatro escolas do Grupo de Acesso e outras quatro do Grupo Especial. Confira o vídeo da transmissão ao vivo na íntegra, aqui abaixo. -video facebook (1.452202) Entraram na avenida as escolas do Grupo de Acesso Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila. Já do Grupo Especial, desfilaram, na sequência, Mocidade Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem. Novas regras O regulamento do desfile deste ano tem uma novidade: duas escolas do Grupo de Acesso vão subir ao Grupo Especial no carnaval de 2026. Já as duas últimas colocadas do Grupo Especial, caem para o Grupo de Acesso no próximo ano, mantendo o carnaval santista com oito escolas no Grupo Especial e sete no Acesso. Quatro julgadores vão avaliar nove quesitos: bateria, harmonia, evolução, enredo, samba de enredo, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, e comissão de frente. A apuração está marcada para terça-feira (25), às 12h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Confira, abaixo, como foi o segundo dia de desfile. GRUPO DE ACESSO A Brasil se apresentou com 800 componentes, nove alas e dois carros alegóricos (Daniel Gois) Brasil “Brasil é mais que paixão. É raça e tradição (BIS). Brilham oito estrelas na avenida. É um sentimento incapaz de explicar. Pra sempre vou te amar”. Com o enredo “Lendas, mistérios e crenças de um povo Brasil”, a primeira escola a desfilar neste sábado (22) trouxe um convite às origens do povo brasileiro, indo da Amazônia à Foz do Iguaçu. De personagens do folclore a histórias e memórias, a escola da Aparecida, em Santos, se apresentou com 800 componentes, nove alas e dois carros alegóricos. O samba-enredo foi composto por Junior Bicalho, Renato da P.A., Sandro Simões e Victor Pimentel. A escola já foi 16 vezes campeã do Grupo Especial e luta para voltar à elite. A escola Dragões do Castelo busca o acesso ao Grupo Especial, depois de ser vice-campeã do Grupo de Acesso em 2024 (Vanessa Rodrigues/AT) Dragões do Castelo “Motumbá Babalaô... Abre o jogo de Ifá. Alafiou...Ôôô... Alafiá (BIS). Tá Nos Quatro Elementos, água fogo, terra e ar. O poder da natureza... Axé! Laroiê Mojubá!”. Segunda a desfilar, a Dragões do Castelo trouxe em seu samba-enredo uma homenagem a um dos sambistas mais celebrados de Santos: o saudoso Daniel Dias do Nascimento, mais conhecido como Daniel Feijoada. Fundada em julho de 2010, a escola do Jardim Castelo, Zona Noroeste de Santos, busca o acesso ao Grupo Especial, depois de ser vice-campeã do Grupo de Acesso em 2024. O desfile contou com 800 componentes, dez alas e dois carros alegóricos, com as cores vermelho, branco e preto predominantes. O samba-enredo, intitulado “Aláfia-Onan, N’um Clamor de Paz, Respeito e Liberdade”, foi composto por Anderson Hulk, Renato Junior, Maycon Batatinha e Batata do Cavaco. A Padre Paulo em 2024 ficou em 4º lugar no Grupo de Acesso (Vanessa Rodrigues/AT) Padre Paulo “Verde branco e dourado o meu pavilhão. Sou Padre Paulo para sempre tradição (BIS). 50 anos de um caso de amor. Brilha Mocidade, com seu esplendor!” Com o samba-enredo “Glória do Cinquentenário, Sou Mocidade, Para Sempre Tradição”, a Padre Paulo trouxe para a Passarela do Samba uma comemoração aos seus 50 anos de história, indo desde o Banho da Doroteia, até uma homenagem ao pároco Paulo Horneaux de Moura, que deu nome à escola. Com sete títulos no Grupo Especial e um no Grupo de Acesso, a escola do Estuário, em Santos, busca voltar ao topo do Carnaval santista. No ano passado, ficou em 4º lugar no Grupo de Acesso. A Padre Paulo é marcada pelas cores verde, branco e dourado. O samba-enredo teve oito compositores: Sandro Simões, Robson Alex, Odmar do Banjo, Toninho 44, Hermes Sobral, Allan da Rocha, Rogério dos Santos e André Bento. A escola desfilou com 800 componentes, 11 alas, um carro alegórico e um quadripé. A Império da Vila proporcionou um desfile sobre a história do mel, sendo a última do Grupo de Acesso a desfilar (Vanessa Rodrigues/AT) Império da Vila “A Vila Nova virou, Império! Da Vila vem minha paixão (BIS). O tigre chegou, do samba gostou. E conquistou meu coração”. Reeditando o enredo de 2011, a escola da Vila Nova, em Santos, proporcionou um desfile sobre a história do mel, sendo a última do Grupo de Acesso a desfilar. Com o samba-enredo “É Melado, É Gostoso, o Nècctar da Vida”, a Império da Vila abordou a produção do alimento, sua importância para a saúde, beleza e também seu potencial econômico. Com destaque para as cores vermelho, azul e branco, a escola busca o acesso ao Grupo Especial, no qual conseguiu, em 2010, o vice-campeonato. No ano passado, a Império da Vila ficou em 4º lugar no Grupo de Acesso. O samba-enredo teve composição de Paulo da Magia, Makumba, Ademarzinho do Cavaco, Fabinho Novaes, Makumbinha, Paulinho Chiclete e Toninho 44. GRUPO ESPECIAL A Independência trouxe à Passarela do Samba 1500 componentes, 14 alas e três carros alegóricos (Vanessa Rodrigues/AT) Independência Calor “da gota” no acarajé. Uma pitada nesse vatapá. Meu amor, bota pimenta… esquenta e faz suar! (BIS) Meu amor bota pimenta… pra aguçar o paladar!” Primeira escola do Grupo Especial a desfilar na madrugada deste domingo (23), a Independência trouxe um samba-enredo “apimentado”. Com o título de “Malagueta”, a escola do Jardim Casqueiro, em Cubatão, fez referência à pimenta de mesmo nome, contando desde sua origem, passando pelo sabor e formas de usar na culinária, assim como sua importância em crenças e rituais religiosos. A escola cubatense trouxe à Passarela do Samba 1500 componentes, 14 alas e três carros alegóricos. Três vezes campeã do Grupo de Acesso, a Independência ficou em 4º lugar no Grupo Especial em 2024. O samba-enredo deste ano foi composto por Fernando Negrão, Gustavo Santos, Nikinha, Márcio Arcas, Joãozinho Oliveira e Lúcio Nunes. Robson Santos de Oliveira, de 32 anos, não escondeu a felicidade de estar com a escola de Cubatão (Daniel Gois) Desfilando pelo segundo ano na Independência, Robson Santos de Oliveira, de 32 anos, não escondeu a felicidade de estar com a escola de Cubatão. “(Foi) Incrível. Segundo ano com a Independência, escola que me acolheu sempre. Segundo ano de destaque, no primeiro carro. Fui o rei das pimentas. É uma gratificação estar sempre presente”, comemorou Oliveira A Unidos dos Morros desfilou com 1800 componentes, 16 alas e três carros alegóricos (Vanessa Rodrigues/AT) Unidos dos Morros “Bum bum bum, castelo rá tim bum”. É a alegria refletida no olhar (BIS). Transforma a vida em fantasia. Cheia de magia a nos encantar”. Em busca do tetracampeonato consecutivo, a Unidos dos Morros, segunda a desfilar pelo Grupo Especial, levou à Passarela do Samba uma homenagem à TV Cultura. Intitulado “Quem te viu quer TV…. Cultura, Educação e Samba no Pé”, o samba-enredo destacou a programação diversificada da emissora paulista, lembrando personagens e sucessos que contagiaram crianças, jovens e adultos. Com 47 anos de história, a escola do Morro da Nova Cintra, em Santos, quer o sexto título do Grupo Especial, sendo a atual tricampeã do Carnaval santista. A Unidos dos Morros desfilou com 1800 componentes, 16 alas e três carros alegóricos. O samba-enredo foi composto por Nikinha, Fábio Alemão, Edu DMQ, Cabelo, Celso Tom Maior e Márcio Pessi. "Se fosse por mim, desfilava por duas horas, tirava essa fantasia, colocava e desfilava de novo", diz Isabelle (Daniel Gois) A emoção de desfilar pela primeira vez na Unidos dos Morros foi sentida de perto pela jovem Isabelle Bakhita Fares, de 22 anos. Ela foi uma entre as várias “televisões” caracterizadas que passaram pela Passarela do Samba durante o desfile. “Fiquei na parte da televisão, no ensinamento. Foi maravilhoso. Se fosse por mim, desfilava por duas horas, tirava essa fantasia, colocava e desfilava de novo. É a escola do meu coração. Poderia ficar várias horas, indo e voltando”, comemorou Isabelle, lembrando ainda dos desenhos animados que assistia na emissora homenageada. Vice-campeã do Carnaval santista no ano passado, a União Imperial coleciona dez títulos do Grupo Especial (Daniel Gois) União Imperial “O meu povo em cartaz é quem diz. Pra nossa união final feliz (BIS). A estrela da fama que brilha. Sucesso de bilheteria”. O cinema tomou conta do samba-enredo da União Imperial, terceira do Grupo Especial a desfilar em Santos, já na madrugada deste domingo (23). Com o título “A verde e rosa conta a magia dos campeões de bilheteria”, a escola do Marapé, em Santos, relembrou produções cinematográficas que foram campeãs de bilheteria na história do cinema, trazendo uma reflexão sobre como personagens e histórias podem servir de inspiração para a humanidade. Vice-campeã do Carnaval santista no ano passado, a União Imperial coleciona dez títulos do Grupo Especial, sendo o último em 2019. O samba-enredo foi composto por Turko, Lucas Donato, Rafa do Cavaco, Silas Augusto, Mateus Pranto e Fábio Souza. A escola trouxe 1400 componentes, 14 alas, 3 carros alegóricos e um quadripé. Eliane teve a sua primeira vez na União Imperial. Sua fantasia representou o filme O Máskara (Daniel Gois/AT) Às vésperas de desfilar pelas escolas Dom Bosco de Itaquera e Acadêmicos do Tucuruvi, em São Paulo, Eliane Barbosa da Silva, de 47 anos, teve a sua primeira vez na União Imperial. Sua fantasia representou o filme O Máskara (1994), um dos sucessos do cinema relembrados pela escola. “(A experiência foi) Maravilhosa, tudo muito lindo, muito luxo. Muito organizado. Achei legal (o samba-enredo), dificilmente fazem assim, bem empolgante pra quem tá assistindo”, destacou Eliane. A Sangue Jovem busca o segundo título do Grupo Especial. No ano passado, ficou em 6º lugar. (Daniel Gois/AT) Sangue Jovem “Lá na mata, o corte do facão. Fez do índio conhecer a escravidão. Sangue e suor se misturam no cocar. Cana de açúcar fez a vida prosperar”. O último desfile do Carnaval de Santos em 2025 foi marcado por uma homenagem à vizinha São Vicente. Com o samba-enredo “Gohayó à Célula Mater - A Raiz de Uma Nação”, a escola do Chico de Paula, em Santos, abordou a história da primeira cidade do Brasil, relembrando os povos ancestrais, belezas naturais, crescimento econômico, costumes e tradições do município. A Sangue Jovem busca o segundo título do Grupo Especial. No ano passado, ficou em 6º lugar. O desfile deste ano contou com 1200 componentes, 14 alas, três carros alegóricos e um tripé. A composição do samba-enredo ficou com Rogério Ximú, Sandro Simões, Edirley Fernandes, Joãozinho Oliveira, Rodrigo Correia, Márcio França e Toninho 44. "É um orgulho que nem todos podem ter”, disse Josefa, com fantasia em alusão ao baile da corte portuguesa (Daniel Gois) Homenagear a cidade de São Vicente não foi uma novidade para Josefa Martins de Almeida Vaz, de 73 anos. Ela também desfilou na encenação do aniversário de São Vicente. Pela Sangue Jovem, foi a primeira vez. “Olha, é muito gratificante, porque fiz aniversário no dia da cidade de São Vicente, dia 22 de janeiro. Foram quatro dias de encenação que eu participei. É um orgulho que nem todos podem ter”, comemorou Josefa, com fantasia em alusão ao baile da corte portuguesa.