Este ano, a Prefeitura vai ampliar os estudos de combate às ressacas (Alexsander Ferraz/AT) Não é apenas dentro do planejamento estratégico das empresas que o conceito ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) tem sido prioridade. Muitas cidades pelo mundo adotam práticas que promovem a preservação do meio ambiente, a inclusão e uma governança mais transparente. Isso envolve iniciativas como a criação de espaços verdes, a promoção de transporte sustentável e a implementação de políticas de habitação acessível. Em Santos, o cenário não é diferente. O município foi o primeiro a ter um plano de ação climática no Brasil. Além disso, estuda intensamente várias ações, visando a adaptação, a mitigação e a chamada justiça climática. “Santos é uma cidade que tem essa vanguarda. Esse é um tema importante hoje, principalmente com o olhar para as áreas vulneráveis. O primeiro ato de governo foi assinar um decreto criando um grupo para estudar o Dique da Vila Gilda. Acho que esse olhar está muito direcionado para que a gente consiga buscar uma justiça climática. Temos também o programa Santos Novos Tempos para conter as enchentes”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Santos, Glaucus Farinello. Segundo ele, tudo isso tem a ver com o foco de levar uma condição mais segura para as áreas vulneráveis. Nos últimos anos, o município investiu mais de R\$ 100 milhões na contenção dos morros. Nesse ponto, a Prefeitura conta com duas frentes: a adaptação da cidade para enfrentar as mudanças e o que Santos pode fazer para ajudar o planeta. “Os planos incluem a ampliação da massa verde com a harmonização urbana, reflorestamento nos morros e ampliação de áreas verdes nas linhas públicas”, apontou. A atuação da administração no combate às ressacas na Ponta da Praia faz parte das intervenções. O piloto foi monitorado ao longo dos anos e, agora, o estudo está sendo ampliado. A previsão é de que seja concluído ao longo de 2025. Vale ainda ressaltar o trabalho de educação ambiental, fundamental para conscientizar a sociedade. Santos é a primeira cidade que introduziu na sua rede pública de ensino a cultura oceânica.