A partir desta terça-feira (29), os moradores da Zona Noroeste, em Santos, terão um centro de testagem da covid-19 mais próximo de sua residência, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), que fica na Praça da Paz Universal, s/ nº, no Castelo. O uso de máscaras é obrigatório.
Assim como o centro de testagem localizado no ginásio da Portuguesa Santista, este também funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A exceção fica para a próxima sexta-feira (2), dia do jogo do Brasil contra Camarões pela Copa do Mundo, quando as atividades se encerrarão às 12h.
Para ter acesso ao teste, é necessário ser morador de Santos e apresentar sintomas gripais. É preciso levar documento com foto e comprovante de residência em Santos. O resultado do teste antígeno é conhecido em 15 minutos.
Nas policlínicas
Grupos prioritários (crianças de zero a 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 1 ano após o parto e pessoas com deficiência) continuarão a ser testados nas policlínicas de referência do local de moradia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h.
Já as UPAs continuarão a realizar a testagem apenas em pacientes que derem entrada nas unidades de urgência e emergência com quadro clínico grave, sem diagnóstico e que necessitem de internação.
Vacinação
Importante ressaltar que as policlínicas continuam a vacinar contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas às sextas-feiras.
HIV e sífilis
Santos amplia a realização de testes rápidos para HIV e sífilis, a partir de quinta-feira (1º), já pela campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre o HIV e a sífilis. A testagem em massa em Santos ocorrerá até 7 de dezembro, das 9h às 15h. O resultado fica pronto em 20 minutos e será informado de forma reservada e confidencial.
Na quinta (1º), os testes serão realizados no Ambesp Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, 395) e no Ambesp Zona Noroeste (Rua Prof. Luís Gomes Cruz, 259); no sábado (3), será no Parque Roberto Mário Santini – Emissário Submarino (Av. Presidente Wilson, s/nº); no domingo (4), será no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli, s/nº); na segunda (5), na Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº); na terça (6), na Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728); na quarta (7), na Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins, s/nº) e também na Policlínica Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40).