Ação da Santa Casa de Santos fará medição de bloqueio de artérias em menos de um minuto

Evento gratuito faz parte da 1ª Semana de Saúde das Artérias do país; equipamento inédito leva apenas um minuto para identificar

A Santa Casa de Santos realiza, entre esta terça (29) e sexta-feira (2), a 1ª Semana de Saúde das Artérias. Durante o evento, a população poderá realizar a medição de bloqueio de artérias, cujo resultado fica pronto em um minuto. O atendimento gratuito acontece das 10h às 16h. 

Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!  

Esta é a primeira vez que o tema é abordado em uma campanha no país. A ação é uma parceria com a Mesi Medical, para que a população realize a medição do índice tornozelo-braquial com um aparelho exclusivo da empresa. O equipamento é o único que detecta bloqueio de artérias em apenas um minuto. O exame além de rápido, é indolor e não-invasivo. 

O mal funcionamento de uma artéria pode indicar uma doença arterial periférica, e a redução do fluxo sanguíneo para os membros afeta não apenas as pernas, mas também o coração e o cérebro. O rápido diagnóstico ajuda a evitar o aparecimento de suas consequências, tais como ataque cardíaco, AVC, gangrena, úlceras ou mesmo amputação.  

Dados da Healthyarteries.org citam que mais 200 milhões de pessoas com doença arterial periférica no mundo. Ao menos sete em cada 10 delas não apresentam sintomas, não sendo a diagnosticadas a tempo. Ainda conforme o órgão, 80% das amputações poderiam ser evitadas com diagnóstico precoce. 

Serviços

Para esta primeira ação, uma estrutura ficará montada em frente à Santa Casa de Santos, até sexta-feira (2), e profissionais de saúde estarão à disposição para atendimento, das 10h às 16h. Serão disponibilizados três aparelhos medidores para atendimento gratuito da população. O mesmo equipamento também afere a pressão arterial, portanto as pessoas interessadas também terão esta opção de atendimento. 

Tudo sobre: