EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

3 de Agosto de 2020

Santo Antônio tem celebração ‘diferente’ na quarentena

Com programação a distância, que inclui missas e bênçãos, católicos comemoram a devoção ao ‘casamenteiro’

A festa de Santo Antônio, comemorada neste sábado (13) pela Igreja Católica, precisou se moldar nesta quarentena, mas será celebrada. Igrejas da região vão fazer carreata e promover retirada dos tradicionais pedaços de bolo com a medalhinha do santo em sistema drive thru, além de fazerem a bênção dos pãezinhos pela internet. Não haverá vendas neste sábado, nem aglomeração de fiéis.

A data não podia passar em branco, até porque em 2020 se celebra o jubileu de 800 anos da entrada do santo na Ordem dos Frades Menores – o que deu início à vida franciscana. Quem conta é o frei João Pereira Lopes, do Santuário Santo Antônio do Valongo. 

“Esta trezena é atípica, porque é o primeiro ano que acontece sem a presença de fiéis. Mas tudo está sendo transmitido diariamente, pelo Facebook/Santuariodesantoantoniodovalongo. Então, não perdemos o contato com o devoto, nem com a fé”, lembra ele, explicando que neste sábado três missas serão celebradas: às 10, 15 e 19 horas.

Além da trezena e carreata, no Valongo será feita a entrega do bolo com medalhinhas do padroeiro em sistema drive thru para quem comprou antecipadamente, por telefone. A pé também será possível fazer a retirada e, no fim das missas, as pessoas que quiserem abençoar qualquer pãozinho em casa, receberão a bênção pela rede social, ao vivo. 

Na Basílica do Embaré, os bolos vendidos por telefone também serão retirados, das 8h às 18h, na lateral da igreja, a Rua Visconti, 6.

Guarujá

Em Guarujá, a igreja matriz, Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, também fará distribuição de bolos em sistema drive thru. Nesta sexta-feira (12), a família de Maria Celeste Souza Nai, aposentada de 69 anos, estava trabalhando para aprontar os cerca de 250 pedaços, embalando-os um a um. 

“Já fui muito atendida por Santo Antônio, tive várias graças alcançadas. Não tem como explicar como é participar, mas sempre fico muito emocionada e grata. Fiquei triste pensando que este ano não ia ter, mas foi uma bênção”, contou Maria Celeste, que levou a filha (na foto), Carla Souza Nai, de 36 anos, doméstica e a neta, Clarice Souza Nai, de 20 anos para ajudar há alguns anos. 

“Minha avó sempre foi muito presente na igreja, coordenou a capela Santo Antônio e, eu e minha mãe passamos a participar também. É muito bom. A gente trabalha com alegria. Serão uns 250 pedaços ,alguns com a medalhinha dentro, além das trufinhas do Santo. Tudo feito com muito amor e fé”, diz Clarice, a neta.

Cubatão

Em Cubatão, a celebração em honra a Santo Antônio será neste sábado (13) domingo (14), pelo Facebook. Haverá transmissão das missas das 10 e 17 horas e bênção dos pães que as pessoas tiverem em suas casas, no fim da live. 

Tudo sobre: