Diante do anúncio da Ford de encerramento de sua produção no Brasil, o Procon-SP notificou a empresa, nesta quarta-feira (13),para que explique como irá garantir que os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor sejam cumpridos. AForddeverá responder dentro de 48 horas.
Com o anúncio do fechamento de fábricas e fim da produção de veículos da Ford noPaís, muitos proprietários de veículos da marca estão preocupados com garantia, manutenção e reposição de peças.A companhia, porém, precisa continuar aprestar serviços aos consumidores.
O Procon-SP pede informações sobre como será feito o atendimento aos proprietários cujos veículos estão dentro do prazo de garantia; por quanto tempo e, de que forma, serão disponibilizadas as peças de reposição para os veículos que estão fora da garantia; e se o encerramento das atividades das fábricas causará impacto no prazo de entrega dos veículos novos comprados recentemente.
A montadora deverá explicar se haverá algum ônus para os compradores de veículos novos que, em função do anúncio de encerramento, desistirem da compra e também se haverá alteração na política de preços ou condições de compra para veículos comercializados recentemente e ainda não entregues. Foi solicitado ainda que a Ford informe sobre quais canais de atendimento serão oferecidos aos consumidores.
Em nota, aFordafirma quecontinuará ativamente presente no Brasil e na América do Sul com sua ampla Rede de Concessionários,“prestando assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia”.