Datas como o Dia do Consumidor, celebrado por diversas lojas físicas e pela internet, que acontece nesta sexta-feira (15), são conhecidas pelo oferecimento de grandes descontos, cupons e ofertas em geral. No entanto, é comum o Procon registrar reclamações de clientes nesse período.
Para evitar dores de cabeça, o advogado e coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, afirma que o ideal é que os consumidores incorporem em seus hábitos a pesquisa prévia de preços.
“Sempre que o consumidor pesquisar, ele evita a compra por impulso, evita pagar mais caro, e consegue melhores condições, e aí sim aproveitar de fato a oferta”, diz o coordenador, que estimula hábitos saudáveis de consumo.
Acompanhar os preços com antecedência à compra é algo que, segundo Quaresma, deveria estar arraigado no costume do consumidor. Dessa forma, todo tipo de fraude relacionada a descontos em datas comemorativas poderiam ser evitadas, assim como é comum acontecer na Black Friday, realizada no mês de novembro, por exemplo.
Consumo consciente
O coordenador do Procon-Santos também aconselha que, para que as pessoas busquem comprar de forma consciente, sem desperdícios, é preciso fazer a si três perguntas: “Primeiro o consumidor tem que responder para si mesmo se ele precisa comprar, se tem dinheiro para comprar e se aquilo vai ser útil para ele”, diz.
A preocupação torna-se necessária, segundo Quaresma, já que “Às vezes, a gente compra o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para não atender nenhuma necessidade nossa. Então, se você pensar ‘eu preciso, tenho dinheiro e vai ser útil’, a compra pode ser feita”, finaliza.