EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Previsão promete 'transformar' Baixada Santista em Campos do Jordão; confira

Primeira quinzena do mês terá a passagem de cinco frentes frias

É bom separar o agasalho e o cobertor: as temperaturas começam a cair na Baixada Santista com a chegada de junho, a partir desta segunda-feira (1º). Uma frente fria que se aproxima do litoral paulista deve fazer com que as temperaturas na região sinalizem como se comportará o clima no inverno, que se inicia no próximo dia 20. 

Para essa segunda-feira, o tempo ainda fica firme nas cidades centrais da Baixada Santista, com predomínio de sol e temperaturas em elevação no decorrer do dia. De acordo com o Instituto Climatempo, por causa da aproximação de uma frente fria, podem ocorrer rajadas moderadas de vento, e à noite o céu começa a encher de nuvens.  

No Vale do Ribeira e litoral Sul, áreas próximas ao Paraná, a chuva já pode começar nesta segunda-feira, com queda na temperatura. A partir de terça-feira (2), começam as mudanças mais significativas nas cidades centrais da região, com a frente fria avançando pelo litoral do Estado. Não há expectativa para grandes tempestades, mas o dia será marcado por céu nublado e chuva frequente na maior parte do litoral. A temperatura neste dia também vai cair bastante em relação aos últimos dias. 

Ainda conforme o Instituto Climatempo, a previsão aponta que cinco frentes frias avancem pelo Brasil neste mês, quase todas na primeira quinzena. Na avaliação do meteorologista Filipe Pungirum, da equipe de previsão de clima do instituto, “as massas de ar polar voltam a avançar com força sobre o país e continuaremos com episódios de frio intenso e de geada”.  

Na próxima semana, as previsões apontam, na região, temperaturas baixas, com mínimas de 10˚, 11˚ e máximas que não ultrapassamos 18˚. Em relação à chuva no Sudeste, Pungirum afirma que o volume ficará ligeiramente acima da média, com massas de ar frio encontrando ambiente próspero para avançar sobre a região. 

Tudo sobre: