Praias da Baixada Santista podem ser 'fechadas' no feriado por conta de 'invasão' no fim de semana

Ação será tomada após imagens das praias lotadas na região repercutirem mal. Apoio do governo do Estado deve ser requisitado

Por: Bruno Gutierrez  -  01/09/20  -  14:55
Praia de Santos tomada por banhistas no último domingo (30)
Praia de Santos tomada por banhistas no último domingo (30)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Após a "invasão" das praias registradas no último fim de semana, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) irá se reunir, nesta terça-feira (1), para discutir ações conjuntas tendo em vista o feriado prolongado da Independência do Brasil, na próxima segunda-feira (7). O temor é que as cenas registradas, especialmente no último domingo (30), voltem a se repetir. A possibilidade do fechamento das praias não está descartada.


O encontro será realizado por videoconferência,a partir das 15h."O Condesb vai discutir medidas estratégicas a fim de evitar a super lotação nas praias no feriado prolongado de 7 de setembro, por meio de uma ação conjunta entre as prefeituras da Baixada Santista e o Governo do Estado para conscientizar os turistas que pretendem vir ao Litoral no período. A pandemia não acabou. É importante que as pessoas se mantenham conscientes. O distanciamento deve ser mantido e as regras de higienização para prevenção continuam. Todos, sem exceção, devem sair de casa cumprindo e respeitando o próximo e a si mesmo", disse, em nota, o prefeito de Santos e presidente do Condesb, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Em entrevista a Rádio Bandeirantes, na última segunda-feira (31), o chefe do Executivo santista destacou a necessidade de ampliar as ações de fiscalização. O conselho deve pedir o apoio do Governo do Estado de São Paulo para intensificar a fiscalização, principalmente, com a realização de barreiras nas rodovias e nas entradas dos municípios, a fim de inibir a vinda do turista para a região.


"Estamos estudando em parceria com o estado. Essa barreira deve acontecer, também, no âmbito da rodovia e no próprio município, a barreira deve contar com o apoio da Polícia Militar para que ela possa ser efetiva. Até porque a guarda municipal tem limitações nessa abordagem e também na orientação. Quando nós fizemos, foi com apoio da Polícia Militar. É isso que nós vamos discutir com o estado através do Condesb, com todos os prefeitos, vamos fazer essa discussão e levar o pleito ao estado para que a gente possa tomar medidas já para esse próximo final de semana", disse o tucano.


Questionado sobre a possibilidade de adoção de medidas mais duras, como o fechamento do acesso às praias no feriado, Barbosa disse que nada está descartado. "Estamos estudando todas as alternativas. O fato é que nós não podemos permitir que se repita as cenas que ocorreram neste final de semana no próximo, onde nós teremos feriado prolongado", falou o presidente do Condesb.


O prefeito ressaltou ainda que nenhuma medida, tomada de forma isolada, irá resolver o problema e apelou para que as pessoas tenham consciência de que ainda vivemos uma pandemia. Segundo ele, as imagens retratadas no último fim de semana dão "uma falsa impressão de que a pandemia passou".


Logo A Tribuna
Newsletter