Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini analisa 'crescimento consolidado' da cidade

Em meio à celebração dos 55 anos de emancipação político-administrativa do município, manutenção é destaque

Por: Thiago D'Almeida  -  19/01/22  -  09:46
Atualizado em 19/01/22 - 14:17
Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), analisa crescimento e projeta melhorias na cidade
Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), analisa crescimento e projeta melhorias na cidade   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Nos 55 anos de emancipação política-administrativa de Praia Grande, celebrados hoje, a expectativa da Prefeitura é manter, por meio dos investimentos, o atual ritmo de crescimento. Em entrevista para A Tribuna, a prefeita Raquel Chini (PSDB) falou sobre os trabalhos a serem realizados este ano nas áreas da Saúde e Educação, a criação de empregos e projetos importantes para o Município, como o Complexo Empresarial e Aeroportuário Andaraguá.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Eleita em 2020, a senhora possui longa história com a Praia Grande. Como está a sua relação com a Cidade, que hoje completa 55 anos?

É uma relação de amor, né? Eu sou de São Paulo, vim para cá em 1969, com 11 anos, e fiz faculdade em Santos. Optei por ficar em Praia Grande. Sempre digo que aqui é o lugar que eu escolhi para chamar de ‘meu’, para criar meu filho e minha neta.


Em seu segundo ano de gestão, como a Cidade pretende manter o ritmo de crescimento?

Com planejamento e análise constante do cenário, que se modifica a cada instante. Os esforços são dedicados a planejar e executar, sempre aprimorando os serviços públicos oferecidos.


O que pode destacar de investimentos na Saúde?

Faremos uma expansão do Pronto-Socorro Central. Também temos um projeto para uma Unidade de Saúde da Mulher e, já nos próximos dias, vamos inaugurar um posto de coleta de leite materno. O próprio Hospital Irmã Dulce está passando por uma reforma para abrigar a nova maternidade.

Devemos ter mais 60 residentes médicos no programa e 48 profissionais a mais, entre enfermeiros, psicólogos, psicoterapeutas e dentistas. Atualmente, temos 109 equipes de saúde da família nas 30 Usafas.


Munícipes contam com 30 Usafas espalhadas pelos bairros da cidade
Munícipes contam com 30 Usafas espalhadas pelos bairros da cidade   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

E no setor habitacional?

Em 2021, 719 famílias foram beneficiadas com diversas ações, como a entrega de unidades habitacionais, reintegrações, recuperações de unidade, entrega de títulos de regularização fundiária ou bolsa-moradia.

Estão em construção 62 unidades habitacionais no bairro Tupiry e devemos iniciar mais três conjuntos pelo programa Vida Digna, com mais 100 unidades nos bairros Sítio do Campo, Antártica e Esmeralda. Temos projetos de mais 11 conjuntos, totalizando quase mil unidades.

Temos a meta de plano de governo sobre regularização fundiária - que era de 3 mil - e acho que vamos conseguir chegar em 6 mil, praticamente zerando a demanda, isso numa parceria com os governos do Estado e Federal. Sobre a revitalização de fachada, a gente fez parceria com a empresa Coral para pintar esses conjuntos. Agora, vamos pegar as empresas que fornecem tinta para ‘adotar’ parte dos conjuntos.


A Educação foi uma área que sofreu com a covid. Como está o investimento para conectar alunos e professores?

A gente teve um enfrentamento grande por conta da pandemia, mas investimos na adoção do Google For Education, um dos principais mecanismos usados por escolas e professores durante as aulas remotas para interagir com alunos. A Secretaria de Educação fez a aquisição de 4.460 Chromebooks. Destes, 2.660 serão distribuídos em 38 escolas que atendam ao Ensino Fundamental, ficando 70 aparelhos por unidade.

Além disso, adquirimos modem e chip de dados 4G, visando elevar ainda mais a excelência do ensino aplicado. Professores e integrantes das equipes técnicas das escolas municipais receberão os demais 1.800 equipamentos.

Os educadores também vão ganhar um modem USB e um chip de dados. Estes aparelhos ganharão o reforço de novas ferramentas que prometem incrementar o sistema municipal de ensino. Um dos principais destaques é o sistema de Wi-Fi, conectando todas as unidades à internet.


Secretaria de Educação de Praia Grande fez a aquisição de 4.460 Chromebooks
Secretaria de Educação de Praia Grande fez a aquisição de 4.460 Chromebooks   Foto: Alexsander Ferraz/AT

E sobre as mudanças estruturais nas escolas?

Temos duas unidades de Ensino Fundamental que passaram por ampliações e serão entregues: Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude, com ampliação de quatro novas salas de aula, com criação de 240 vagas, e a Escola Municipal Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Vila Sônia, que passou por obras de expansão com cinco novas salas e 300 novas vagas.

Para atender a demanda das turmas de Educação Infantil, houve a reforma do prédio onde funcionava o antigo Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi. Lá, serão mais 306 novas vagas. Com a construção de novos espaços, a Cidade pretende expandir o serviço oferecido na Escola Municipal Paulo de Souza Sandoval e na Escola Municipal Profª Maria Clotilde Lopes Comitre Rigo.


Quais obras a senhora pode destacar para os munícipes?

Já cumpri 33% das metas de governo e queremos seguir neste ritmo, não só em obras, mas em ações que beneficiem a população de toda a Cidade. Entre as obras entregues até agora, temos a reforma das redes de drenagem com interligação com a nova galeria Negro Velho, melhoria no sistema viário e circulação de pedestres no binário das ruas Tupi e Xavantes.

Além delas, temos as já iniciadas, como a retificação e revestimento do Canal Quietude, com pavimentação da Rua Amilcar Esteves, e a remodelação de trecho do calçadão da orla com implantação de fonte interativa, no Bairro Tupi. Também temos a retificação e revestimento do trecho final do Canal Imperador I, e a recuperação de trecho do Canal Acaraú-Mirim, no Nova Mirim. Por fim, posso citar a transposição das calçadas dos viadutos 7, 9 e 15, e a supressão de calçadas com implantação de canteiro central no 11 e 18.


Quais devem ser licitadas ainda em 2022?

Está em licitação a reforma da drenagem de trecho da Rua Cantor Luiz Gonzaga, a pavimentação de vielas no Bairro Tupiry e a reurbanização da Avenida Sergio Gregório, na Vila Sônia. Sobre as que devem ser licitadas ainda neste ano, destaco a implantação da área de lazer São Jorge, e a reforma da Praça Carlos Gomes.

Podemos ter a reformulação do sistema viário e do sistema de drenagem das praças A Tribuna e Parceria, mais implantação de acesso de veículos no Complexo Cultural Palácio das Artes, assim como o reforço hidráulico de trecho do Canal Vila Sonia.


Quais são as ações para geração de empregos?

Tivemos grandes empresas instaladas no município, sendo que para os próximos anos há a perspectiva de geração de 23 mil empregos. Está previsto um hospital de grande porte, um shopping, um centro comercial no Aviação, mais uma loja atacadista, além do Andaraguá – somente nele serão 17 mil vagas diretas de trabalho, entre outros empreendimentos.

Também temos a construção civil, sendo Praia Grande a cidade que mais cresce na região neste setor. Não adianta gerar empregos e as pessoas não estarem aptas para ocupar as vagas. Somente este ano foram mais de 2 mil vagas de qualificação profissional.


Quando pensamos em Santos e Cubatão, por exemplo, temos a imagem do Porto e do Centro Industrial. Como classificamos Praia Grande nesse sentido?

Nosso atrativo é o turismo. Agora, com a vinda do Andaraguá, a gente vai ter um centro de logística, com a pista de um aeroporto de cargas. Mas o nosso grande foco é turismo e construção civil. Temos 22.5 km de praia ininterruptos, assim como o calçadão. É uma praia superarrumada, com os novos restaurantes, os espaços kids, que não existem em outros lugares e contam com mesas interativas para as crianças.


Espaços Kids divertem e ensinam crianças sobre diversos temas
Espaços Kids divertem e ensinam crianças sobre diversos temas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O que deve ser feito para melhorar ainda mais a qualidade de vida?

Não parar! A Cidade tem uma linda história, que envolve a união de um povo cansado de um estigma ruim, uma sociedade envolvida com crescimento e com sentimento de pertencimento. É uma história de muita luta, resgate de autoestima, trabalho e superação.

Não foi fácil chegar até aqui, participei efetivamente de todo este trabalho. Foi um caminho construído com comprometimento. Temos um desenvolvimento consolidado, mas é preciso cuidar diariamente. Tanto a Administração Municipal quanto a população. Ela também tem que cuidar, respeitar e defender.


Logo A Tribuna
Newsletter