Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Praia Grande inicia 1ª fase do Plano de Retomada das Aulas Presenciais

Os alunos do Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Fundamental e EJA podem voltar às aulas presenciais na próxima segunda-feira (1); retorno é facultativo

Por: Por ATribuna.com.br  -  27/02/21  -  13:51
Transportadores que não pagaram ISS em 2020 não terão nome incluso na Dívida Ativa por esse tributo
Transportadores que não pagaram ISS em 2020 não terão nome incluso na Dívida Ativa por esse tributo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Na próxima segunda-feira (1º), a Prefeitura de Praia Grande inicia o Plano Municipal das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria de Educação (Seduc) local. Nesta primeira fase, mais de 16 mil alunos têm a possibilidade de retornar a rotina de sala de aula.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para garantir a biossegurança de estudantes, professores e funcionários, as 77 unidades de ensino da rede municipal estão equipadas. O uso de máscara será obrigatório, assim como a utilização de álcool em gel e a medição de temperatura.


Retornam nesta primeira fase os alunos das turmas de transição de nível. Desta forma, voltam a rotina os estudantes matriculados no Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As salas foram divididas em quatro turmas, e cada uma delas participa da atividade presencial uma vez por semana, de segunda a quinta. Na sexta, o docente responsável atenderá os alunos que retomaram neste momento.


As aulas das turmas de Infantil II terão três horas de duração presencial e uma remota. Já os alunos do 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contarão com 3 horas de aula na escola e duas online. Aqueles meninos e meninas que não retornam neste momento, bem como os que não fazem parte dos níveis de ensino destacados, continuarão com as aulas à distância, como tem sido desde o ano passado.


Próximas etapas


A primeira fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presencias terá a duração de 30 dias. Após o período, caso as condições sejam favoráveis, a Secretaria de Educação avançará o plano entrando na segunda fase, prevista para iniciar em 5 de abril.


Na segunda fase do Plano de Retomada, a capacidade das turmas passa de 25% para 50% do total de alunos por sala. Os alunos começam a assistir às aulas presenciais dois dias da semana. Nesta etapa, além dos estudantes que faziam parte da primeira fase, os alunos do Infantil I e do 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também frequentam a unidade de ensino.


As escolas seguirão todos os protocolos sanitários e distanciamento social. Contarão com tapete higiênico, álcool gel, aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema self-service.


Nas duas primeiras fases, o retorno dos alunos para a sala de aula será facultativo. Desta forma, pais ou responsáveis que entenderem ainda não ser o momento poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.


Já a terceira e última etapa do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para começar em maio, quando 100% dos alunos retornam para aulas presenciais. Para isso, o Município deve estar na Fase Verde do Plano SP. Neste período, voltam a atender as turmas de Creche, Educação Especial, Complementação Educacional e Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Logo A Tribuna