Praia Grande debate ações voltadas ao Programa Município Verde Azul

Cidade vem desenvolvendo iniciativas em prol do meio ambiente nos últimos anos

Por: De A Tribuna On-line  -  02/02/19  -  00:26
Administração municipal traçou metas para 2019
Administração municipal traçou metas para 2019   Foto: Divulgação/ PMPG

A Prefeitura de Praia Grande realizou um encontro que contou com representantes de diversas secretarias, na última quinta-feira (31), na sala de reuniões do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), no Paço Municipal, para discutir as diretrizes que serão adotadas pelo Programa Município Verde Azul (PMVA).


A administração municipal traçou algumas metas para 2019. Entre elas, a ampliação das ações ambientais, acompanhamento dos trabalhos pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), aumento da interação entre as secretarias municipais, organização dos relatórios para as fases de qualificação e certificação do programa. Os trabalhos serão intensificados para o cumprimento dessas metas. Muitas das ações já foram colocadas em prática na cidade.

Ao longo dos últimos anos, Praia Grande tem demonstrado evolução no ranking do PMVA. Em 2018, a cidade ficou em 3º lugar na Baixada Santista, e entre os 100 primeiros de todo o Estado de São Paulo. “Praia Grande tem uma preocupação com o meio ambiente e é pioneira em ações desse tipo, como os trabalhos da educação ambiental. Vamos aprimorar este processo para atingirmos a certificação”, disse a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo.


Além das ações efetuadas pela prefeitura, uma outra parte fundamental neste processo é a população. Campanhas educativas enfocando meio ambiente e sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da cidade. Essas iniciativas também serão intensificadas visando uma maior conscientização das pessoas. “Temos que fazer esse trabalho tanto na questão dos resíduos que são jogados de forma inadequada quanto na preservação da natureza por parte de todos”, analisou a vice-prefeita.


As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). “Praia Grande é uma cidade nova, e a meta é reforçar essas questões ambientais. Essa interface entre as secretarias e a tabulação dos dados será fundamental para que o município consiga essa certificação”, comentou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Israel Evangelista.


Sustentabilidade


Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.


Ações


Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.


Outros destaques são: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.


Logo A Tribuna