Praia Grande amplia tecnologia nas escolas municipais

Prefeitura inicia a distribuição de 4,6 mil notebooks para uso de alunos e professores da rede pública

Por: Redação  -  21/02/22  -  19:22
Serão distribuídos 4.660 chromebooks para as escolas e educadores da rede municipal
Serão distribuídos 4.660 chromebooks para as escolas e educadores da rede municipal   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande iniciou a distribuição de 4.660 chromebooks para as escolas e educadores da rede municipal. São computadores (notebooks) equipados com sistema operacional do Google e ferramentas específicas para a área educacional.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Do total, 2.660 ficarão em 38 escolas de Ensino Fundamental. Os demais aparelhos serão entregues a professores e integrantes das equipes técnicas das escolas. Os chromebooks terão conexão à internet por meio de modens USB e chips de dados 4G, também adquiridos pelo Município.


“Com os chromebooks nas escolas, os professores contarão com uma sala de informática itinerante. Os equipamentos serão utilizados para pesquisa em conjunto sobre determinado assunto. Outra possibilidade diz respeito ao uso de ferramentas disponíveis de forma coletiva. Tudo com a finalidade de tornar a aula ainda mais atrativa”, diz a secretária de Educação de Praia Grande, Cida Cubilia.


A nova ferramenta tecnológica faz parte de mais uma etapa do programa Educação do Futuro, que será lançada oficialmente nesta segunda-feira (21), às 17 horas, em evento na Escola Municipal Albert Einstein, no bairro Samambaia.


A Prefeitura também firmou parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas on-line com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo. Com a parceria, diversos aplicativos do Google são oferecidos como apoio para as aulas, como o Google Classroom (Sala de Aula), formulários, agenda, drive, documentos, planilhas, apresentações, entre outros.


O programa
O programa Educação do Futuro existe desde 2010 em Praia Grande para levar, de forma gradual, mais tecnologia às escolas. Todas as salas de aulas já possuem lousas digitais (quadros computadorizados interativos), além de tablets. No último ano, também começou a ser implantada internet sem fio (wi-fi) em todas as unidades.


“Com o wi-fi em sala de aula, alunos e professores estarão conectados à internet de forma rápida. Isso porque tablets, chromebooks e lousas digitais estarão conectados à rede. A ferramenta estará à disposição dos docentes para pesquisas, acesso a vídeos educativos e documentos pertinentes à educação dos estudantes”, afirma a secretária de Educação.


Frequência
Além de receber as novidades tecnológicas, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) fará o lançamento do projeto Frequência Online. Trata-se do registro da presença diária do aluno na escola por meio de sistema informatizado e acompanhado digitalmente pela Secretaria.


O novo equipamento será instalado nas escolas de Ensino Fundamental. Assim que a criança entrar na escola, ao passar pelas catracas, já fica registrada a sua participação na aula. A informação aparece de imediato ao diário digital à disposição do professor, que precisará apenas conferir se de fato o estudante compareceu.


Para somar a essa nova realidade, a Seduc colocará em prática ainda o projeto Click-Educação. Com isso, a pasta municipal promoverá a modernização estrutural e técnica de todos os laboratórios de informática e salas de aula das escolas de Ensino Fundamental.


Atualmente, mais de 53 mil alunos estão matriculados nas 78 escolas da rede municipal de ensino. Para atender essa demanda, a Seduc conta com a atuação de mais de 1.800 professores.


Logo A Tribuna
Newsletter