Novos quiosques da orla de Praia Grande podem impulsionar a economia gerando mais de 1 mil empregos

Com três estabelecimentos de um total de 20 já entregues, “restaurantes à beira mar” fazem sucesso e criam oportunidades

Por: Thiago D'Almeida  -  09/02/21  -  10:41

A orla da cidade de Praia Grande está ficando de “cara nova” e cerca de 1.000 novos empregos podem surgir por conta da inauguração dos novos quiosques.A equipe deA Tribunaconversou com o secretário de urbanismo da cidade, Luis Fernando Félix, e também com responsáveis pelo empreendedorismo nos locais. Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o secretário, existiam 100 quiosques na cidade, que tiveram que ser demolidos por conta de uma decisão judicial. "O antigo prefeito, Alberto Mourão (PSDB), alimentava o sonho de retomarmos os quiosques de uma outra forma”, explica. “Na realidade, são restaurantes à beira mar. Projetos que contemplam 20 edificações. Desses 20, 18 já foram licitados e eles se encontram em fase de construção. Já inauguramos três, dois no bairro Guilhermina e um na Aviação”.


Félix acredita que tanto a população fixa de Praia Grande quanto os turistas estão com um retorno positivo sobre os empreendimentos. "É um equipamento dentro das normas de um bom restaurante. Tem uma área excelente de apoio, cozinha e sanitários para os clientes. Uma área de atendimento para o usuário. Acho importante falar que a problemática dos banheiros públicos começa a ser resolvida, uma vez que todos os quiosques, que têm apoio de sanitários dentro da edificação, também têm dois sanitários com acesso externo destinados ao frequentador do calçadão e da praia e ainda adaptados ao portador de necessidades especiais”, afirma.


Para Luis Fernando Félix, novos quiosques geraram um retorno positivo
Para Luis Fernando Félix, novos quiosques geraram um retorno positivo   Foto: Thiago D'Almeida/AT

A empreendedora Carla Castro, uma das proprietárias do Quintal do Espeto, é uma das que está animada com toda a revitalização. "A oportunidade de expandir o negócio foi atrativa. É uma cidade com bastante crescimento. Participamos [da licitação] e pegamos seis unidades. Hoje, temos duas inauguradas, que foram bem acolhidas pela cidade e estão sendo muito bem frequentadas”, comemora.


A geração de empregos por conta dos quiosques também está em pauta. Carla contou alguns detalhes do início das contratações. “Detectamos muitos funcionários que sequer tinham carteira profissional. Hoje em dia, eles se sentem cidadãos reconhecidos como trabalhadores. Não precisam mais trabalhar debaixo de um sol de 40 graus”, finaliza.


Carla Castro é uma das proprietárias do Quintal do Espeto
Carla Castro é uma das proprietárias do Quintal do Espeto   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Logo A Tribuna
Newsletter