Mutirão recolhe 264 kg de microlixo em Praia Grande

Material foi recolhido em trecho de 1 km de areia entre as praias do Boqueirão e Canto do Forte

Por: De A Tribuna On-line  -  30/01/19  -  20:01
Mutirão recolheu 264 kg de microlixo em Praia Grande
Mutirão recolheu 264 kg de microlixo em Praia Grande   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande

Um mutirão de limpeza foi realizado por 250 voluntários no último dia 20, em Praia Grande. A ação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, foi realizada entre o trecho de orla do bairro Boqueirão até o Canto do Forte, e faz parte do projeto “Verão no Clima”, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Foram recolhidos 264 kg de microlixo em 1 km de praia.


Entre os itens recolhidos, estão 7.000 canudos, 4.320 bitucas de cigarro, 1.800 tampas de garrafa, além de pedaços de papel, espetos de madeira, palitos de sorvete, sacolas, copos, talheres e pratos plásticos, entre outros. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e a importância da educação ambiental na manutenção de limpeza das praias.


Na ação, a Sabesp forneceu água para os participantes, que também receberam segurança da Guarda Ambiental e Costeira, que integram a Guarda Civil da cidade, e da Polícia Militar. Também atuaram na coleta o Instituto Biopesca; Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Praia Grande (Camp/PG); Navega SP; Kings Kids São Paulo; Igreja Cristã Evangélica de Praia Grande; ONG Ecophalt; Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais; Instituto Praia Limpa; Associação Comercial de Praia Grande; e Fortaleza de Itaipu - 2° Gaaae - Exército Brasileiro.


Programação


Além da ação, a Praça Duque de Caxias recebe, no dia 9 de fevereiro, às 20h, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, com a exibição do filme “Blue – Triste Oceano”. Já no dia 22, às 20h, acontece a caminhada noturna de 7 km pela orla. A saída acontece na praia do Canto do Forte.


Logo A Tribuna