Logo A Tribuna

Médica vai de bicicleta até a casa de pacientes em Praia Grande e emociona dona de casa

Moradora solicitou uma consulta para a mãe, de 84 anos, e se surpreendeu com a forma que os profissionais chegaram

Por: Daniel Gois  -  08/08/21  -  06:33
 Cena foi compartilhada e chamou a atenção nas redes sociais
Cena foi compartilhada e chamou a atenção nas redes sociais   Foto: Arquivo pessoal/Monica Campato

A dona de casa Monica Campato, de 58 anos, teve uma surpresa positiva ao ver uma equipe médica chegar de bicicleta para atender sua mãe em domicílio. O atendimento ocorreu na quinta (5), em Praia Grande, no bairro Melvi.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em conversa com ATribuna, Monica explicou que sua mãe, de 84 anos, recebe atendimento médico em casa há cerca de dez anos. Ela enfrenta dificuldades para caminhar, por conta de uma fratura no fêmur, além de hipertensão.


Ao solicitar uma consulta médica por meio de mensagens, a dona de casa foi surpreendida com a chegada da médica, de uma estagiária e uma agente comunitária, em três bicicletas.


"Ela tinha consulta marcada, e mandei uma mensagem para a agente comunitária, perguntando se iam atender ela. O atendimento foi ótimo e a surpresa foi enorme, tanto que eu quis fazer uma homenagem para elas. Achei uma coisa fora do normal. Minha mãe ficou muito feliz", relata Monica.


Se para a dona de casa a atitude foi uma surpresa, para a médica Yasmin Quiroga de Souza, o gesto já se tornou rotina. Ela conta que usa a bicicleta como meio de locomoção para ir ao trabalho e em diversas visitas domiciliares.


"Percebo que muitas vezes as pessoas encaram isso com espanto", afirma Yasmin. Ela explica que um carro é disponibilizado pela prefeitura para as visitas, mas a demanda de atendimentos é maior do que a disponibilidade do veículo. "É muito comum que eu, outros médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde tenham que fazer essas visitas com locomoção própria", afirma.


A médica ainda ressalta que se baseia em um princípio de equidade, defendido pelo próprio Sistema Único de Saúde (SUS), sempre que vai realizar um atendimento em domicílio. "Como tenho muitos pacientes que não conseguem ir até mim, eu vou até eles e reservo semanalmente um período do dia para fazer essas visitas domiciliares", afirma Yasmin.


 Idosa de 84 anos recebeu atendimento em casa após equipe médica chegar de bicicleta
Idosa de 84 anos recebeu atendimento em casa após equipe médica chegar de bicicleta   Foto: Arquivo pessoal/Monica Campato

Logo A Tribuna