Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Indígenas recebem vacina contra Covid-19 em Praia Grande

Aldeia Tekoá Mirim foi assistida por equipes da prefeitura e do Ministério da Saúde

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/01/21  -  21:21
20 indígenas maiores de 18 anos receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19
20 indígenas maiores de 18 anos receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A população indígena de Praia Grande começa a receber a primeria dose da vacina contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (25), 20 indígenas maiores de 18 anos, da Aldeia Tekoá Mirim, foram vacinados.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A ação contou com a participação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, além de representantes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.


Localizada no interior de uma Unidade de Conservação Ambiental, no Parque Estadual Serra do Mar, a comunidade indígena existe há quase dez anos. Os índios são divididos em 12 famílias, com aproximadamente 60 pessoas. É a comunidade indígena mais jovem da região.


“A gente está afastado da cidade, é mais difícil de chegar a um hospital, a uma unidade de saúde. A vacina nos deixa mais confiante e é um reconhecimento dos nossos direitos, é preservação da população indígena, somos da terra, somos os primeiros brasileiros", destaca o cacique Edmilson Souza, sobre a importância da vacina para o povo indígena.


A auxiliar de enfermagem Viviane Tavares Caldas Gonçalves enfatiza a importância de incluir os indígenas entre grupos prioritários de vacinação.


“Os índios foram dizimados ao longa da história do país. É necessária essa prioridade para a preservação dessa população, eles vivem longe das unidades de saúde, do serviço de urgência e emergência. Precisamos protege-los, proteger nossa história e nossa cultura”, afirma.


Além da aplicação das vacinas, outros serviços foram realizados na aldeia, como pesagem das crianças, distribuição de medicamentos e orientação dos pais.


Indígenas receberam a primeira dose da CoronaVac em Praia Grande
Indígenas receberam a primeira dose da CoronaVac em Praia Grande   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Logo A Tribuna