Idosa é encontrada morta e cachorros são 'despejados' de casa em Praia Grande

Mulher tinha 79 anos e morava com quatro cães em uma residência no bairro Nova Mirim

Por: Bruno Almeida  -  11/01/22  -  08:27
Cães foram colocados na rua, afirmam protetoras
Cães foram colocados na rua, afirmam protetoras   Foto: Arquivo pessoal

Após uma idosa de 79 anos ser encontrada morta em casa nesta segunda-feira (10), no bairro Nova Mirim, em Praia Grande, os cachorros que eram cuidados por ela foram soltos no meio da rua. Um deles chegou a cair em um canal, enquanto outro foi encontrado com problemas de pele, além de pulgas e carrapatos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


À Reportagem, uma das protetoras que esteve no imóvel, na Rua Lazurita, conta que, após a chegada de autoridades, os quatro cães foram soltos e "jogados" no meio da rua. Os vizinhos teriam dito que os animais eram bem cuidados pela dona, mas, como a idosa provavelmente já estava morta há alguns dias, os cães já não tinham comida e água.


"Os cachorros não podem ser tratado como coisas. Eles eram moradores da casa, não podem ser jogados na rua. Inclusive uma delas saiu correndo e terminou caindo dentro do canal", afirma a protetora Bruna Roberta Ferreira Lino da Silva. Resgatada logo em seguida, a cachorra está bem.


Outro cachorro foi encontrado com pulgas e carrapatos na pele. Além disso, está bastante abatido. Para a protetora Luana Falsirolli, "provavelmente está com uma doença causada pelo carrapato, mas não temos certeza". Ele deverá passar por atendimento veterinário nesta terça-feira (11).


Colocados de volta pelas protetoras, os cães passaram a noite na casa. Elas improvisaram uma lona e algumas mantas, para protegê-los do frio e da chuva. Ainda disponibilizaram água e comida e limparam o local.


Para a responsável pela Organização Não-Governamental (ONG) Amor de Raça e Proteção Animal de Praia Grande, Cleide Manatta, seria necessário que a equipe da Prefeitura tivesse ajudado no resgate destes animais. "Isso é considerado crime, pois os animais fazem parte da casa".


A situação mais grave foi a de um cachorro encontrado com problemas de pele
A situação mais grave foi a de um cachorro encontrado com problemas de pele   Foto: Arquivo pessoal

Saúde Ambiental

A Prefeitura de Praia Grande nega que os animais tenham sido colocados na rua pela equipe da Saúde Ambiental. "A equipe esteve no local e a casa estava fechada. Sem a polícia não puderam entrar", diz a nota da Administração.


Ainda segundo a Prefeitura, 80 animais estão para adoção entre cães e gatos no setor setor. Questionada se os agentes não poderiam fazer o resgate, a Prefeietura disse que a Saúde Animal só resgata animais que oferecem risco à saúde pública ou ordenados pelo Ministério Público, como regulamenta uma portaria do Ministério da Saúde. A cada mês, são resgatados em torno de 15 a 20 animais nas condições citadas.


A cidade conta com um programa de adoção dos animais que já foram resgatados, tratados e estão em condições de terem um novo lar. Para adotar um animalzinho tem que ser maior de idade, morar em Praia Grande e ir até a Saúde Ambiental com RG, comprovante de residência (originais e cópia) e assinar o termo de Adoção Responsável.


A Saúde Ambiental fica na R. Antônio Cândido da Silva, 711 - Vila Sonia, e atende no telefone (13) 3596-1882.


Polícia

Procurada, a Polícia Civil explicou que a mulher de 79 anos foi encontrada morta em sua residência na manhã desta segunda. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou a vítima no corredor da casa, já sem vida.


Foram solicitados exames periciais ao Instituto de Criminialística e ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso registrado como morte suspeita pelo 1º DP de Praia Grande.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter