Dupla desmata área de preservação e é flagrada pela guarda ambiental de Praia Grande

Com os suspeitos, foram apreendidos dois machados, um facão e um martelo

Por: ATribuna.com.br  -  23/08/21  -  16:36
 Com os suspeitos, foram apreendidos dois machados, um facão e um martelo
Com os suspeitos, foram apreendidos dois machados, um facão e um martelo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Guarda Ambiental de Praia Grande flagrou dois homens desmatando uma área de preservação ambiental, no bairro Ribeirópolis. Conforme informado à ATribuna.com.br nesta segunda-feira (23), a ação fez parte dos trabalhos de monitoramento de áreas identificadas recentemente por uma comissão especial, criada para evitar invasões e construções irregulares.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, os dois homens foram surpreendidos na última sexta-feira (20), enquanto desmatavam uma área de 2.500m² de Reserva Legal municipal. Com eles foram apreendidos dois machados, um facão e um martelo. "Vão responder por infração à Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) com autuação que parte de R$ 5 mil, conforme o dano, e detenção de 6 meses a 1 ano, cumulativos".


O flagrante foi realizado durante uma ação para localizar novas alterações no solo, já que área vem sendo monitorada frequentemente. As áreas que já foram congeladas em Praia Grande estão localizadas nos seguintes bairros: Nova Mirim, Antártica, Ribeirópolis e Tupiry. Além desses quatro locais, outros 14 são monitoradas pela Comissão especial, inclusive, com a utilização de imagens de moderno satélite e também de drones.


As forças-tarefas nessas áreas são efetuadas de forma conjunta com as secretarias municipais de Habitação (Sehab), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Urbanismo (Seurb), Assistência Social (Seas), Serviços Urbanos (Sesurb). Também fazem parte dos trabalhos órgãos de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM), Grupamento Ambiental da Cidade, além das polícias Militar, Militar Ambiental, Civil e o Radiopatrulhamento Aéreo.


Denúncias


Denúncias sobre desmatamento de áreas ou descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.


Logo A Tribuna
Newsletter