Desenvolvimento acelerado da cultura é um dos destaques da aniversariante Praia Grande

Cidade completa 52 anos de emancipação neste sábado. Com 10 anos de existência, Palácio das Artes é um dos equipamentos culturais que acompanha o desenvolvimento do Município

Por: Antonio Marcos & De A Tribuna On-line &  -  19/01/19  -  10:02
  Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande completa 52 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (19), com um desenvolvimento acelerado em diversos setores, entre eles a cultura. O Palácio das Artes – um dos maiores centros culturais da região –, é a “menina dos olhos” do município nessa área.


O equipamento – que concentra Museu, Galeria de Artes Nilton Zanotti, Teatro Serafim Gonzalez e o Teatro de Bolso Leni Morato –, tem dez anos de existência e vem mostrando que o fomento cultural tem acompanhado o desenvolvimento da cidade.


"O maior desafio foi cumprir o proposto pelo prefeito Alberto Mourão no plano de governo, que é a democratização do espaço. Muitas pessoas ainda têm a impressão de que o Palácio das Artes é um local elitizado, quando na verdade é um espaço para a população usufruir de todas as expressões artísticas e eventos. Esse processo de transformação da visão das pessoas em relação ao Palácio foi um desafio importante, que ainda vem sendo trabalhado", disse o secretário adjunto de Cultura, Renato Paes, lembrando o início dos trabalhos no local.


As produções culturais feitas nas oficinas do Palácio das Artes cumprem o papel de formação artística e de plateia, alcançando sucesso de público em espetáculos como 'Alice Despedaçada', 'Querô', entre outros.Todas essas produções foram apresentadas no Teatro Serafim Gonzalez. Em dez anos, o teatro já recebeu, aproximadamente, 318 mil pessoas, que puderam assistir a espetáculos em sua maioria gratuitos.Em 2017, o Teatro recebeu 108.455 pessoas. No ano seguinte, o público subiu para 116.779 pessoas, que prestigiaram oito espetáculos com entrada franca.


Galeria de Artes Nilton Zanotti é uma das atrações culturais
Galeria de Artes Nilton Zanotti é uma das atrações culturais   Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande

"Acredito que é resultado de um trabalho de democratização e fomento cultural, como eu disse, além de uma agenda organizada e com muitas opções de expressões. Hoje, a população está acessando mais a cultura de Praia Grande, sendo mais participativa nesse processo. Temos os eventos de sucesso que acontecem no Salão de Eventos, como o Praia Games e a Feira de Troca de Livros, o que atrai ainda mais visitantes ao local", explicou Paes, sobre o aumento de visitantes na última temporada.


Muito embora Praia Grande seja considerada nova em relação a diversos municípios do Brasil, o Museu da cidade conta com vários registros fotográficos e audiovisuais que possibilitam ao visitante se conectar com a história e as evoluções realizadas ao longo dos anos. Com cerca de 250 metros quadrados, o local conta com televisores que mostram o testemunho dos próprios moradores que auxiliaram no desenvolvimento da cidade.


O museujá recebeu cerca de 53 mil visitantes, 18 exposições (itinerantes, longa duração e temporárias) e contempla, ainda, seis mesas expositivas, trazendo imagens e documentos relevantes à história de Praia Grande. Os arquivos costumam ser trocados regularmente, pois o acervo do Centro de Documentação dispõe de mais de40 mil documentosdoados por munícipes.


"Temos a pesquisa interna e externa, organizada pelos funcionários do Museu. Quando um munícipe solicita uma determinada pesquisa, preparamos o material com antecedência, para facilitar.Nossos próximos passos visam continuar todo o processo de democratização, com o fomento e produção de novos eventos culturais, como a Feira de Artes Visuais, que acontece em agosto e é novidade em nosso calendário, e a Feira Literária, prevista para novembro", completou o secretário adjunto.


Museu já recebeu cerca de 53 mil visitantes, 18 exposições e contempla seis mesas expositivas
Museu já recebeu cerca de 53 mil visitantes, 18 exposições e contempla seis mesas expositivas   Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande

As Ações Educativas, realizadas em parceria com a Galeria Nilton Zanotti, atendem estudantes das redes municipal e estadual, transformando o aprendizado sobre a história de Praia Grande em um momento de diversão. A galeria conta com cerca de 320 metros quadrados, que atendem aos padrões de galerias de arte no país, recebendo exposições durante o ano todo. Com 25 anos, o Salão de Artes é um dos eventos mais conceituados nas artes plásticas nacionais, revelando diversos talentos para o mundo.Já passaram pela galeria 82 exposições, que formaram público de 38 mil pessoas.


Outro ponto importante é o Núcleo de Criação Artística. Inaugurado em 2014, ele abriga seis salas de aula e o Teatro de Bolso Leni Morato, com capacidade para 80 pessoas. As atividades oferecidas são diversificadas: canto e coral, violão, teatro, bateria, percussão, flauta, teoria musical, musicalização, performance corporal e artes visuais. Todas as oficinas são voltadas a maiores de 14 anos, exceto as de performance e artes visuais, que podem ser feitas por crianças acima de sete anos. O local atende 750 alunos.


"O trabalho que desenvolvemos aqui tem como principal meta a popularização da cultura. Conseguimos trazer o público para dentro de um equipamento cultural por meio de eventos, peças e exposições gratuitas, feitas com muita qualidade pelos profissionais da arte. Claro que ainda temos muito a desenvolver. Esse fomento e os projetos gratuitos têm o espaço principal das nossas atrações, para que a cultura e a arte se popularizem cada vez mais", comentou o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho.


Teatro Serafim Gonzalez já recebeu aproximadamente 318 mil pessoas em espetáculos
Teatro Serafim Gonzalez já recebeu aproximadamente 318 mil pessoas em espetáculos   Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande

Os Grupos de Excelência do Núcleo mostram que todo trabalho realizado gera bons frutos. Ao longo dos quatro anos de existência, o Núcleo formou a Banda Show Palácio das Artes, Coro Cênico TalVoz, Coral Municipal Vozes da Praia, MPBossa, Chorões do Palácio, Camerata de Violões de Praia Grande, Cia de Criação Teatral, Grupo Insuporsanos e Corpo Híbrido, que se apresentam em eventos oficiais.


"Além de dar continuidade a eventos e projetos que estão consolidados, como o Estação Verão, Praia Games, Encenação da Paixão de Cristo, Semana da Cultura Caiçara e Vila Junina, entre outros, temos novidades importantes, como a Feira Literária, prevista para 2019, projeto que surge junto com os ajustes finais do Plano Municipal de Cultura. Continuaremos investindo na formação cultural e artística da população por meio do Núcleo Artístico, produzindo espetáculos de qualidade e trazendo cada vez mais exposições que possam proporcionar um pensamento coletivo sobre os caminhos da arte para todas as idades", concluiu Dinho.


Logo A Tribuna