Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

‘Cratera misteriosa’ em faixa de areia de Praia Grande intriga moradores e desperta curiosidade

Moradores notaram um ‘buraco’ na praia do Canto do Forte e começaram a questionar os seus motivos nas redes sociais; Sabesp informa que já realizou os procedimentos necessários e que tratava-se de um "rompimento no coletor de esgotos"

Por: Thiago D'Almeida  -  09/03/21  -  19:17
Atualizado em 09/03/21 - 19:24

Moradores da cidade de Praia Grande ficaram intrigados com uma ‘cratera misteriosa’ que surgiu na faixa de areia da praia, no bairro Canto do Forte, no último domingo (7), e começaram a fazer suposições nas redes sociais. A equipe de A Tribuna conversou com dois moradores e membros da página “Guia Turístico de Praia Grande”, que acompanharam o caso de perto até a sua resolução, feita pela concessionária Sabesp na última segunda-feira (8). 


O ocorrido rapidamente ganhou popularidade dos moradores nas redes sociais, que até cogitaram ser obra de um “OVNI” (Objeto Voador Não Identificado), quando, na verdade, tratava-se apenas de um rompimento na tubulação do "coletor de esgotos". Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O criador de conteúdo digital da página, Armando Vicente de Jesus, relatou, através de entrevista pela internet, que encontrou o buraco “por acaso”, quando fazia uma foto aérea da orla da praia, direto da sacada de seu apartamento, que fica localizado em frente ao local. 


“Às 15h45 do dia 7 de março, sai na sacada para fazer uma foto e percebi um buraco. Publiquei na página e geramos uma enquete sobre o que tinha acontecido no Canto do Forte. Deixamos ‘no ar’, e muitas pessoas começaram a interagir, perguntando se era um ‘OVNI’ ou uma brincadeira de crianças”, explica Vicente.


Morador registrou 'cratera misteriosa' na faixa de areia da praia do bairro Canto do Forte, em Praia Grande
Morador registrou 'cratera misteriosa' na faixa de areia da praia do bairro Canto do Forte, em Praia Grande   Foto: Armando Vicente/Guia Turístico de Praia Grande

No dia seguinte, o fotógrafo da página, Felipe Di Santo Storino, foi até o local e encontrou uma equipe da Sabesp trabalhando na solução do problema. “Diante da repercussão dos populares, vim até aqui e fiz o registro. Foi constatado, em conversas com as pessoas que trabalharam na obra, que tratava-se de um duto que arrebentou embaixo e fez com que a areia cedesse”.


A equipe de A Tribuna entrou em contato com a prefeitura de Praia Grande, que emitiu a seguinte nota na manhã desta terça: “A Prefeitura de Praia Grande informa que a situação citada é de responsabilidade da concessionária Sabesp, que já foi notificada e seguirá cronograma próprio para realização dos reparos no local. Todo o arredor do trecho já foi isolado. Para mais detalhes sobre a manutenção e prazos de serviço, recomendamos que a Sabesp seja procurada”.


Sabesp realizou obra para solucionar problema na faixa de areia da praia na última segunda-feira
Sabesp realizou obra para solucionar problema na faixa de areia da praia na última segunda-feira   Foto: Felipe Storino/Guia Turístico de Praia Grande

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Sabesp também emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. Confira, na íntegra, abaixo:


"A Sabesp concluiu na segunda-feira (8) os reparos necessários emergencialmente na orla do bairro Canto do Forte, em Praia Grande, finalizando os serviços com o aterramento do solo no local.


Vale informar que ao tomar conhecimento desta situação que ocorreu no final de semana, a Companhia encaminhou prontamente uma equipe para isolar devidamente o local, enquanto foi programada a manutenção emergencial no coletor de esgotos em que houve o rompimento. Devido à profundidade de 2m e diâmetro da tubulação de 500mm, antes de iniciarem os reparos foi preciso executar a escavação e rebaixamento de lençol freático, entre outros procedimentos de segurança operacional para garantir a qualidade dos trabalhos. A Sabesp lamenta os transtornos e trabalhou para garantir a segurança da região e regularizar o quanto antes a situação."


Logo A Tribuna