CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Baleia jubarte de sete metros é encontrada na orla de Praia Grande
Equipes do Instituto Biopesca foram acionados para resgate do animal na praia da Aviação, nesta terça-feira
Por: ATribuna.com.br  -  18/05/21  -  17:47
Atualizado em 18/05/21 - 19:04
Equipes do Instituto Biopesca foram acionadas para retirar amostras que serão usadas na necropsia do animal   Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Uma baleia jubarte em avançado estado de decomposição foi encontrada nesta terça-feira (18), em Praia Grande, na orla do bairro Aviação. Segundo o Instituto Biopesca, trata-se de uma fêmea, jovem, com 7,23 metros de comprimento e peso estimado em 5,5 toneladas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O instituto foi acionado pelo Corpo de Bombeiros para colher amostras que ajudem na necropsia do animal. A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal e da prefeitura de Praia Grande.


Ainda segundo o Biopesca, é a primeira vez que uma baleia da espécie (Megaptera novaeangliae) encalha em praias da Baixada Santista em 2021.


“Nesta época, as baleias jubarte vindas das áreas de alimentação, nas regiões polares como a Antártida, passam pela região a caminho de uma de suas áreas de reprodução, no litoral nordeste no Brasil, e alguns animais que acabam morrendo por diferentes causas podem encalhar nas praias ao longo deste percurso”, afirma o médico veterinário e coordenador geral do instituto, Rodrigo Valle.


Segundo a prefeitura de Praia Grande, após os procedimentos efetuados pela Biopesca, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) utilizou duas retroescavadeiras e um caminhão nos trabalhos de retirada do animal marinho do local.


Animal foi encontrado na faixa de areia, no bairro Aviação   Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau

Tudo sobre: