Artista de Praia Grande leiloa quadro ‘xodó’ para realizar sonho de menino com deficiência

Através de um anúncio na internet, Fagner Paz ficou sabendo do sonho de Samuel Izidio de comprar uma bicicleta adaptada para melhorar sua locomoção e até praticar esportes.

Por: Thiago D'Almeida  -  11/02/21  -  17:51

O artista plástico Fagner Paz é um dos engajados na mobilização pela arrecadação de fundos para a compra de uma bicicleta adaptada para o pequeno Samuel Izidio, de apenas 12 anos, que é portador de mielomelingocele, e colocou um dos seus quadros preferidos para leiloar. A equipe de A Tribuna esteve em Praia Grande e conversou com a mãe do menino, Patricia Izidio, com o artista e, claro, com o próprio Samuel. Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Patricia relatou que Samuel nasceu com a deficiência que o deixou paraplégico, mas é muito ativo, gosta de brincar e até praticar esportes. Porém, para conseguir se locomover melhor, tanto no cotidiano quanto na prática esportiva, é preciso ter uma bicicleta adaptada que custa em média R$ 5 mil.


“O intuito é incentiva-lo ao esporte. Há um tempo, ele praticou basquete em um centro paralímpico de São Paulo. Mas, por conta da pandemia e algumas cirurgias, ficou afastado”, disse Patricia. A mãe explicou que seu filho faz parte de um grupo de cadeirantes na cidade litorânea, a “Família Sobre Rodas”, que deu a chance de tentar a compra da bicicleta em questão.


Samuel Izidio, de apenas 12 anos, que é portador mielomelingocele
Samuel Izidio, de apenas 12 anos, que é portador mielomelingocele   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Através de um anúncio na internet, o artista plástico Fagner Paz se informou sobre o caso e iniciou uma mobilização com alguns amigos. Para chegar no valor estimado, ele abriu mão de um dos seus quadros favoritos, que representa a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e iniciou um leilão.


“Foi uma história que me comoveu bastante”, disse Paz. “Fizemos uma pesquisa e percebemos que era verídico. Um sonho de uma criança que tenta obter uma ‘bike’ adaptada através de lacres de latinhas. Nos comovemos com o sonho dele e me propus a pegar uma obra de arte minha, que gostava muito, e estou fazendo um leilão para arrecadarmos dinheiro e ajudarmos o menino a realizar seu sonho”.


De acordo com Paz, o leilão estará em aberto até a próxima segunda-feira (15), e quem quiser dar um lance na obra pode procurá-lo através de sua página no Facebook. Ele segue fazendo o controle de todos os lances enviados. Além disso, quem quiser pode levar tampinhas, lacres de garrafas aos postos de coleta autorizados e informar que o material será destinado ao nome de Samuel Jaime Izidio Quintino.


"Conto muito com vocês para comprar essa bicicleta, que é muito cara. Conto com vocês para isso”, finaliza Samuel.


Logo A Tribuna