A Secretaria de Trânsito (Setran) faz ações para promover a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres (Divulgação/PMPG) A campanha Maio Amarelo busca conscientizar sobre acidentes e mortes no trânsito. Em Praia Grande, a Secretaria de Trânsito (Setran) faz ações para promover a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Até o fim do mês, há atividades em escolas, vias públicas e frentes de mobilização. Uma delas é para usuários de ciclomotores e bicicletas elétricas. Agentes de trânsito estão espalhados na Cidade. Outra iniciativa é para alunos do 5º ano. Na Escola Municipal Mario Possani, no Caiçara, por exemplo, agentes deram aulas sobre o tema e distribuíram histórias em quadrinhos sobre trânsito e inclusão. A campanha busca diminuir o número de acidentes no Município. A plataforma Infosiga, do Governo Estadual, aponta que Praia Grande tem a sexta maior taxa de mortalidade por 100 mil habitantes do Estado: 13,48, atrás de São Vicente, Ribeirão Preto, Jundiaí, Piracicaba e Sorocaba. Foram 48 mortes em Praia Grande no ano passado. Também em 2024, a Cidade teve mais de mil acidentes. As vítimas tinham, principalmente, de 18 a 24 anos. RODOVIAS O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelino Santos, ressalta que as vias que cortam a cidade, como a Rodovia Padre Manuel da Nóbrega e Via Expressa Sul, têm impacto direto nos números. A Padre Manuel da Nóbrega, por exemplo, tem histórico de acidentes que inflam os números também em outras cidades por onde passa, como São Vicente. Um exemplo ocorreu nesta quinta-feira (15): uma carreta carregada com 25 mil litros de ácido sulfúrico pegou fogo.