Poupatempo retoma atendimento ao público em Santos e Guarujá no próximo dia 19

De acordo com o Estado, em São Vicente e Praia Grande, a volta será no dia 26 de agosto

Por: Bruno Rios  -  13/08/20  -  14:01
A reabertura das unidades seguirá as diretrizes do Plano São Paulo
A reabertura das unidades seguirá as diretrizes do Plano São Paulo   Foto: Matheus Tagé/AT

Duas unidades do Poupatempo na região voltarão a abrir as portas no próximo dia 19 para a retomada do atendimento presencial: Santos e Guarujá. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (12). A permissão de agendamentos será liberada no site e aplicativo a partir de terça-feira (18). Haverá prioridade a serviços com exigência presencial para conclusão, como primeira emissão de CNH e expedição de RG.


A reabertura das unidades seguirá as diretrizes do Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas a cidades que estiverem nas fases laranja e amarela (situação atual da Baixada Santista) e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.


O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28 de outubro. As unidades de Praia Grande e São Vicente abrirão em 26 de agosto, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa estadual que faz a gestão do Poupatempo.


Expansão
Também nesta quarta-feira (12), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) anunciou a ampliação do Poupatempo, que verá o número de unidades no Estado saltar de 75 para 340 até o fim de 2022. O programa incorporará a gestão todos os serviços prestados pelo Detran.SP, que terá seus postos transformados em unidades presenciais do Poupatempo.


Os novos postos vão manter todos os serviços prestados pelo órgão de trânsito e incorporar os outros serviços prestados pelo Poupatempo. No total, serão oferecidos 133 opções ao público, com promessa de chegar a 242 em até dois anos. A reestruturação operacional possibilitará ao Estado economizar cerca de R$ 100 milhões por ano.


Mesmo com essa transformação do Poupatempo, o Governo de São Paulo garante priorizar o reforço do Poupatempo Digital, com objetivo de levar os serviços aos municípios paulistas que não contam com unidades do programa.


“Desde quando iniciamos esta gestão, temos incessantemente buscado impulsionar a transformação digital no com menos custos, oferecendo serviços nas plataformas digitais de modo simples, intuitivo e acessível a todos”, afirma o presidente da Prodesp, André Arruda.


O foco no virtual também foi garantido pelo vice-governador paulista. "No início de 2019, tínhamos sete serviços digitais no portal do Poupatempo. Nestes 18 meses de governo, multiplicamos isso por mais de dez. Hoje temos 82 serviços digitais pelo aplicativo", disse Rodrigo Garcia.


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