EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

11 de Agosto de 2020

Pedágios do Sistema Anchieta-Imigrantes passam a aceitar cartões de crédito e débito

Modalidade será aceita com a utilização de cartões equipados com a tecnologia NFC, que permite transações por aproximação, sem digitação de senha

As praças de pedágio operadas pelas concessionárias Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), e Ecopistas, que atende o Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, passaram a aceitar pagamento com cartões de crédito e débito. Porém, apenas os que sejam dotados da tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita o pagamento por aproximação, sem a utilização de senha para valores inferiores a R$ 50.

O sistema possibilita, também, o pagamento com a utilização de relógios e pulseiras equipadas com a tecnologia. Implantada como projeto piloto nessas duas concessionárias, a partir das 17h desta quinta-feira (30), essa metodologia de pagamento amplia a proteção contra o coronavírus, por reduzir o contato entre o operador da cabine de pedágio e o motorista e evitar a manipulação de dinheiro.

As 11 praças de pedágio operadas pelas duas concessionárias - sete da Ecovias e quatro da Ecopistas, as principais delas instaladas nas rodovias Anchieta (SP-150), Imigrantes (SP-160), Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070) - terão sinalização indicativa nas cabines que aceitam essa modalidade de pagamento.

Chegando ao local de cobrança, o motorista confere o valor que aparece no visor da maquininha instalada do lado de fora da cabine e, em seguida, aproxima o cartão do leitor. O NFC transmite uma espécie de código que somente a maquininha e o cartão têm acesso, e conclui a operação em alguns segundos.

Depois, aparecerá na tela a mensagem de que o pagamento foi aceito e a cancela será liberada instantaneamente, sem o motorista precisar ter contato direto com o operador de pedágio, dinheiro ou ter que digitar sua senha na máquina.

Tudo sobre: