EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

13 de Agosto de 2020

Outono se despede com chuvas e morros santistas estão em observação

Segundo a Defesa Civil, volume de precipitação superou a 33,6 milímetros nas últimas 72 horas. Tempo começa a se firmar a partir de quarta-feira (17), quando a frente fria sob a região começa a perder força

A última semana de outono deve ser marcada pelo avanço de uma frente fria pelo litoral paulista, que derrubou as temperaturas nas cidades da Baixada Santista desde a madrugada deste domingo (14). Com a mudança no tempo, as chuvas de baixa e média intensidades voltaram, e já registram 33,6 milímetros – sendo que cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado – no acumulado de 72 horas, apenas em Santos.  

O volume de precipitação fez a Defesa Civil santista decretar estado de observação nos morros da Cidade. Essa nomenclatura é acionada enquanto o tempo mantém-se sem mudanças significativas e as encostas da cidade não apresentam sinais claro de deslizamentos.  

Ainda segundo o órgão santista, apenas uma ocorrência registrada com o volume de chuvas na madrugada desta segunda-feira (15). Foi a queda de um galho de árvore de grande porte nas instalações da Escola Estadual Barnabé, no Centro Histórico. Ele tombou sobre muro interditando a via e danificando a rede elétrica. Os materiais foram retirados e a equipe da CPFL restabeleceu a energia elétrica no local. 

Para essa segunda, a previsão é de mais chuvas nas cidades da Baixada Santista. O avanço de frente fria nuvens carregadas por várias áreas da região. Apesar do excesso de nuvens, a previsão para o litoral paulista é de chuvas com intensidade de baixa a moderada até terça-feira (16).   

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o predomínio será de céu nublado em toda a faixa do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A tendência é de chuvas pela manhã e as condições climáticas começam a apresentar leve melhora a partir da tarde, informa o órgão federal, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

Em Santos, os termômetros devem marcar máximas de 24º nesta segunda-feira (15). A temperatura pode cair na madrugada, com mínimas de 17ºC. Para a terça, ainda há a possibilidade de chuvas ao longo do dia, com máximas de 24ºC.  

As nuvens carregadas formadas com a passagem da frente fria vão perder força aos poucos na faixa do litoral paulista. Até quarta-feira (17), ainda pode chover fraco em pontos da região. Depois disso, o sol forte volta a predominar e não há previsão de chuva pelo menos até sexta-feira (19). O inverno começa oficialmente no sábado (20), às 18h44 pelo horário de Brasília. 

Tudo sobre: