Novos Desafios da Pandemia

Em um período singular para a Humanidade, a boa informação nunca foi tão necessária; vários projetos e sessões refletem este momento, com precisão e sensibilidade

Por: Da Redação  -  27/03/21  -  00:55
  Foto: Pixabay

Na pandemia da covid-19, A Tribuna assumiu o compromisso de levar ao leitor uma cobertura aprofundada baseada em fatos e números, mas também humanizada, sem esquecer que a doença afeta pessoas e suas famílias. Assim, durante pouco mais de um ano, diversos projetos foram incorporados ao trabalho diário da redação, ouvindo desde especialistas renomados a pessoas da comunidade, inclusive as crianças.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"No meio dessa pandemia, conseguimos enxergar bem o papel importante que a imprensa tem. Se não fosse o trabalho do jornalismo sério e comprometido, não teríamos acesso a tanta informação e orientação. É uma honra para mim e para minha família estarmos à frente de um grupo de comunicação que tem esse papel tão importante. Um agradecimento especial às equipes que estão nas ruas trabalhando pelo jornal, especialmente aos que estão na madrugada, distribuindo o jornal nas casas e nas bancas das cidades".
(Renata Santini Cypriano, diretora de Marketing)


Uma das primeiras matérias públicadas sobre a covid-19, foi no dia 21 de janeiro e ainda tratava o coronavírus como um vírus misterioso. Sem muitas informações científicas das autoridades, a matéria mostrava que a China tinha a confirmação de três mortes e 217 casos. No dia anterior, a Coreia do Sul havia confirmado o primeiro paciente infectado com o vírus. De lá pra cá, A Tribuna publicou quase 3 mil matérias sobre a covid-19 e desenvolveu diversos projetos.

Marcas da Pandemia


Cem pessoas foram convidadas a escrever sobre o momento atual. De médicos a estudantes, de jornalistas a advogados, de arquitetos a donas de casa. A Tribuna publicou essas impressões pessoais de cada um dos convidados. Depois, a coletânea de textos virou um e-book.


“Para além da questão sanitária, a pandemia tem proporcionado um campo fértil para um grande laboratório de ideias, pensamentos e sentimentos. De julho de 2020 a janeiro deste ano, as edições de domingo de A Tribuna trouxeram um leque variado desse universo, todos debaixo do mesmo guarda-chuva, um guarda-chuva que resolvemos chamar de Marcas da Pandemia”, explica a editora-chefe de A Tribuna, Arminda Augusto.


Balanço covid


Diariamente, por meio de gráficos, o jornal apresenta de forma direta os números atualizados da pandemia nas nove cidades da Baixada Santista. Traz também informações do Brasil e do mundo, oferecendo, desta forma, um panorama geral da pandemia ao leitor.

“Embora seja uma das informações mais tristes que a gente possa fornecer, é também extremamente importante. A gente mostra o tamanho das perdas que estamos sofrendo e nosso objetivo é que isso ajude a sensibilizar as pessoas para a situação extrema que estamos vivendo”, analisa Ronaldo Abreu Vaio, editor assistente do Caderno de Cidades.


“O que nos traz um pouco de esperança é que, há quase dois meses, passamos a publicar diariamente a quantidade de vacinados contra a covid-19 nas nove cidades. A nossa torcida é para que esses números possam subir cada vez mais, o que é fundamental para vencermos o vírus”, acrescenta o também editor de Cidades Bruno Rios.


O olhar das crianças e dos jovens


Uma série de reportagens intitulada A Pandemia sob o Olhar das Crianças e dos Jovens trouxe o atual momento por uma perspectiva pouco vista nos veículos de comunicação. Crianças e adolescentes de diversos bairros e realidades falaram como está sendo vencer os desafios impostos pela covid-19 e o que têm aprendido com tudo isso.


“Costumamos pensar nos acontecimentos graves, como a pandemia, sob o ponto de vista dos adultos, que tomam as decisões. Mas os encontros virtuais com as crianças e os adolescentes ajudaram a perceber que não como há agir direito sem ouvir as necessidades e as angústias deles. Saber como encaram o cotidiano contribui para todos passarmos melhor pela crise”, avalia Rafael Motta, editor assistente do caderno Cidades.


“A marca A Tribuna foi construída a muitas mãos, por gerações de profissionais que passaram por aqui, e a todos eles somos muito gratos. A forma de consumir notícias muda a cada dia, mas nosso compromisso não muda: fazer um jornalismo sério e comprometido com a região”
(Flávia Clemente Santini diretora de Circulação)


Memorial


Aqui no site, o Monitor Covid expõe, além de dados da doença, um memorial on-line em homenagem às vítimas do novo coronavírus. Também mostra um mapa com contatos de estabelecimentos de Santos para conectar quem quer comprar e quem vende, fortalecendo os pequenos empreendedores em um momento de crise.


“O Memorial da Covid-19 é um projeto viabilizado por meio de uma parceria entre o Grupo Tribuna e o Google. A ideia é muito simples. Todos os dias falamos sobre quantas pessoas foram vítimas da pandemia na nossa região. Mas quem são essas pessoas? O grande objetivo, e que possui uma construção diária, é transformar as estatísticas em pessoas. Mostrando quem eram, onde moravam, seus gostos e, principalmente, oferecendo um espaço para que os familiares que, muitas vezes nem conseguiram velar seus entes queridos, possam fazer uma homenagem”, explica o editor-chefe de Web do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


>>> Clique aqui para ver mais sobre os projetos


Construir ideias e desenvolver a região


Durante toda sua trajetória, A Tribuna transformou-se em uma importante ferramenta na busca pelo desenvolvimento da Baixada Santista. E com esse objetivo sempre como norte, o jornal lançou o projeto A Região em Pauta, que aponta problemas e soluções para temas importantes para a Baixada.


Neste ano, o projeto chega à 6ª edição e, por conta da pandemia, trocou os encontros até então realizados no auditório do Grupo Tribuna, pelas transmissões pelo Facebook. Porém, mantém um caderno especial que propõe o aprofundamento de cada um dos debates.


Nestes anos, além de convidados de destaque regional, o A Região em Pauta também contou com a presença de nomes de projeção nacional como, por exemplo, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro.


A edição 2021 foi aberta no Dia Internacional da Mulher para discutir o empreendedorismo feminino na região. O próximo tema, no dia 5 de abril, será Educação, exatamente no momento em que o ensino precisou se adaptar ao mundo digital e tem desafiado escolas, professores e estudantes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter