EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Janeiro de 2020

Novo trecho do VLT é homologado e deve atender 35 mil passageiros por dia

Construtora Queiroz Galvão S.A foi a vencedora da licitação. Segunda fase ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo

O governo do Estado homologou, nesta quarta-feira (15), a construtora Queiroz Galvão S.A. como vencedora da licitação de obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A implantação do ramal está prevista para ter início ainda nesse semestre, com conclusão em 30 meses após assinatura do contrato (ainda sem prazo). O novo trecho deve transportar uma média diária de 35 mil passageiros por dia. 

Nesta fase, o modal ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos. Com extensão de oito quilômetros, o trecho terá 14 estações e exigirá a desapropriações de 31 imóveis localizados no trajeto. Para realizar a obra, a empresa apresentou proposta de R$ 217,7 milhões. Trata-se de uma diferença de - 27,42% do estimando pelo órgão paulista, que era de aproximadamente R$ 300 milhões.  

Contudo, o Consórcio Conselheiro Nébias/Valongo, formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S.A., OEC S.A. e Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A, entrou com recurso contra a classificação que a colocou em terceiro lugar. A decisão ratificando o resultado divulgado em agosto passado foi confirmado na edição desta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado.  

A Queiróz Galvão foi responsável pelas obras físicas dos 11,5 quilômetros da primeira fase do VLT (ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos). Segundo a EMTU, a assinatura do contrato e autorização de inícios das obras avançam após esgotados o período de análises legais. 

A segunda fase de ampliação do VLT é vista como estratégica pela prefeitura de Santos a fim de revitalizar a região central da Cidade. Também para aumentar o volume de passageiros transportados. Atualmente, são mais de 30 mil usuários que utilizam o modal nos dias úteis entre São Vicente e Santos.

Tudo sobre: