A isenção está prevista no edital de concessão ( Pixabay ) Dos novos 15 novos pontos de pedágios que serão instalados no litoral de São Paulo, sendo 10 em rodovias da Baixada Santista, nenhum realizará cobrança para motociclistas. A informação foi confirmada por A Tribuna com a Concessionária Novo Litoral (CNL) nesta sexta-feira (4). Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! A CNL informou, em nota, que atualmente não há cobrança de pedágio nas rodovias sob sua administração. Para isso, são necessários totens do sistema Free Flow na região. Entre as rodovias que terão os novos pórticos estão a Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), a Mogi-Dutra (SP-088) e a Mogi-Bertioga (SP-098). Seguindo os termos estabelecidos no edital que rege o contrato de concessão, a cobrança de pedágio pode ser iniciada apenas após o primeiro ano de concessão, desde que a concessionária cumpra uma série de obrigações voltadas à segurança viária e ao conforto dos usuários. Segundo a empresa, desde que assumiu a concessão em 1º de novembro de 2024, tem implementado "várias melhorias ao longo dos 212 quilômetros de malha viária que conectam o Alto Tietê, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira". O edital que impede a cobrança de pedágios inicialmente também prevê a isenção de tarifa para motocicletas nas praças de pedágio sob responsabilidade da CNL. Sendo assim, a passagem de motos será gratuita. Em nota, a CNL reiterou o compromisso com a responsabilidade e a transparência em todas as etapas do processo. Também destacou que as informações sobre o início da cobrança de pedágio e demais serviços serão amplamente divulgadas, com antecedência, por meio dos canais oficiais da concessionária.