Moradora de Santos faz foto impressionante de raio atingindo São Vicente

A fonoaudióloga Kátia Tomimoto registrou imagem da sua casa, na Ponta da Praia, durante a tempestade de raios que atingiu a Baixada Santista na noite desta segunda (29)

Por: Cássio Lyra  -  30/03/21  -  09:34
Foto feita da Ponta da Praia mostra descarga elétrica atingindo São Vicente
Foto feita da Ponta da Praia mostra descarga elétrica atingindo São Vicente   Foto: Katia Tomimoto/Arquivo pessoal

Uma moradora de Santos registrou uma foto impressionante de uma queda de raio em São Vicente. A cena ocorreu durante a noite de segunda-feira (29), quando cidades da Baixada Santista foram atingidas por uma tempestade de raios, que assustou diversos moradores.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A foto foi feita pela fonoaudióloga Kátia Tomimoto, moradora da Ponta da Praia. Ela afirmou que percebeu a mudança brusca de tempo, por volta das 20h15, e se posicionou da janela de casa para poder tirar fotos das quedas de raios.


"Eu adoro fotografia e nessa pandemia está sendo uma terapia ver a vida pela janela. Fico literalmente esperando os fenômenos da natureza. A tempestade foi muito forte e com muitos raios", afirmou.


Logo que fez a imagem, ela publicou em seu perfil no Instagram, que rapidamente viralizou na web.


Temporal



Por volta de 20h10, os moradores repararam na mudança brusca do tempo. Primeiramente, os clarões no céu em plena noite. Depois uma sequência ininterrupta das descarga elétricas, que foi sentida em diversas cidades da Baixada Santista.


Moradores de Santos, São Vicente, Praia Grande e demais munícipios do Litoral Sul postaram vídeos nas redes sociais, flagrando diversas descargas elétricas que ocorreram durante a noite de segunda-feira.


Raios


Segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o litoral de São Paulo apresentou um elevado número de atividade elétrica durante a noite de segunda-feira. (confira foto abaixo)



Previsão e alerta


A mudança brusca de tempo não deve ser novidade, já que a Defesa Civil emitiu um alerta de emergência para forte chuva que podem atingir a Baixada Santista e todo o litoral de São Paulo até quarta-feira (31).


Segundo o boletim, deve chover cerca de 150mm na região nas próximas 72 horas. O número é considerado extremamente alto e os moradores devem ficar atentos com o volume da água já que, em algumas regiões, em especial os morros, pode haver risco de deslizamentos.


Logo A Tribuna
Newsletter