Em Cubatão, Padilha entregou unidade móvel do programa Aqui Tem Especialistas para caminhoneiros (Walterson Rosa/Ministério da Saúde) Em visita à Baixada Santista, nesta quarta-feira (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou a intenção de utilizar canetas emagrecedoras no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele citou estudo clínico que está sendo realizado pelo Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, com 250 pacientes. “Nós temos que enxergá-la no SUS como um medicamento, não como um milagre estético. É um medicamento que tem um papel contra o diabetes e no combate à obesidade. Então, vamos observar o uso de forma controlada. Esses estudos podem desenhar uma proposta de utilização”, disse. O dia de Padilha na Baixada Santista começou em Cubatão, onde lançou a unidade móvel de saúde voltada para caminhoneiros e caminhoneiras, dentro do programa Agora Tem Especialistas, instalada no Ecopátio, na Via Anchieta (Km 263, Parque Industrial). A iniciativa integra o Agora Tem Especialistas e amplia o acesso a consultas, exames e ações de promoção da saúde para quem trabalha no transporte rodoviário. “Isso garante o atendimento para uma categoria, para trabalhadores e trabalhadoras que têm muita dificuldade de ir na unidade de saúde na própria cidade. Temos cadastrados quase 400 mil caminhoneiros em todo o Brasil, mas, de cada dez, quatro nunca pisaram na unidade básica de saúde”. São Vicente Em terras vicentinas, no início da tarde, o ministro da Saúde visitou a obra concluída do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jardim Rio Branco. “Não vai tratar apenas dos transtornos mentais mais comuns, ansiedade, depressão, problema do alcoolismo, uso de drogas, como também do cuidado das crianças. A gente tem essa situação do transtorno do espectro autista, que cresce cada vez mais, uma dificuldade para as mães e pais atípicos”. Investimentos na região Ambulâncias, espaços para unidades básicas de saúde (UBS) e iniciativas como o programa Agora Tem Especialistas: alguns dos itens citados pelo ministro, que já foram direcionados à região. “Fizemos investimentos na renovação das frotas do Samu, várias cidades estão construindo novas unidades básicas de saúde (UBS), centros de atenção psicossocial, além da carreta do programa Agora Tem Especialistas que já percorreu várias cidades da Baixada Santista”, enumera o ministro. Especificamente em relação à carreta, leva atendimento à saúde da mulher, com exames de mamografia, ultrassom pélvico, ou oftalmologia, com cirurgias, inclusive. “São estruturas móveis para zerar as filas de consultas e exames. Pretendemos continuar investindo nessa região, por meio de parceria com os prefeitos, santas casas e o SUS local”, enfatiza. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado, foram investidos na Baixada Santista, em obras e equipamentos via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R\$ 51 milhões, além de R\$ 376 milhões para custeio. Além disso, nesta quarta-feira (24), três ambulâncias foram entregues para Cubatão, Guarujá e Praia Grande. O valor investido foi de R\$ 824,9 mil. “Pretendemos continuar investindo nessa região, por meio de parceria com os prefeitos, santas casas e o SUS local”, diz Alexandre Padilha, Ministro da Saúde (Marcel Caldeira/Prefeitura de São Vicente/Divulgação) Vacina O ministro da Saúde explicou como tem sido a implantação, no Sistema Único de Saúde (SUS), da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite, cuja aplicação pelo País começou sábado passado, e esta semana chegou à Baixada Santista. “É uma vacina que, na clínica privada, custava R\$ 500,00 a dose. A criança no esquema completo vai tomar duas doses mais o reforço. Já distribuímos essa vacina para todos os estados, para que repassem aos municípios”, descreve, citando outra vacina incorporada ao SUS, contra a bronquiolite, que tem como alvo gestantes a partir da 28ª semana.