EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Milhares se vacinam contra o sarampo na Baixada Santista

Dia D, promovido neste sábado (19), serviu para atualizar a imunização de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos; campanha vai até sexta-feira (25)

O Dia D contra o sarampo mobilizou profissionais da saúde na região e serviu para a atualização das carteiras de vacinação de crianças entre 6 meses e 5 anos.  

Em Santos, 609 foram imunizadas. A cabeleireira Rosália Albuquerque levou a filha Mariana, de 2 anos e 5 meses para tomar a vacina. Mas, ao chegar ao posto de saúde, percebeu que a pequena já estava imunizada contra a doença. 

“Eu vim checar. De repente, precisava de uma dose extra e eu não sabia. Melhor prevenir”, disse.  

A preocupação tem motivo. Santos contabiliza 28 casos de sarampo entre residentes na Cidade, e 81 casos suspeitos estão em investigação aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Governo Estadual. 

Dos casos confirmados, oito deles ocorreram em crianças dentro da faixa etária da campanha de vacinação seletiva. Entre eles, um bebê de 8 meses de vida, dois bebês de 10 meses, um bebê de 11, duas de 1 ano e duas de 2 anos. 

A gerente administrativa Daniela Andriguetti Coelho Machado também se assustou com o número de casos e correu para a policlínica com a filha Giovanna, de 5 anos. “Fiquei com medo, são tantos casos. Ela já está imunizada, e eu aproveitei para também tomar a minha dose.”  

Segundo a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos, Ana Paula Valeiras, o Dia D serviu para a atualização das vacinas de crianças. Agora, uma nova campanha está sendo agendada para o próximo mês. 

“O Ministério da Saúde recomendou mais um dia D. Será no dia 30 de novembro, e o foco serão pessoas acima de 20 anos”, afirmou.  

Na região 

As outras cidades da região também vacinaram os pequenos moradores. Em Guarujá, de acordo com a primeira parcial, 773 crianças compareceram aos postos de saúde. Entretanto, apenas 387 foram imunizadas, porque as demais já haviam tomado as doses necessárias.  

Cubatão abriu 18 unidades de saúde e o posto do Parque Anilinas. Lá, 77 crianças foram protegidas. 

Em São Vicente, 179 crianças receberam vacina, das 1.280 que compareceram – as demais não precisavam de doses. 

A campanha de vacinação contra o sarampo vai até sexta-feira (25). 

Ocorrências  

28 casos de sarampo já foram confirmados em Santos. Outras 81 suspeitas estão sendo investigadas e aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz, estadual.  

Tudo sobre: