Massa de ar polar derruba temperaturas na Baixada Santista neste fim de semana

Marinha alerta para agitação marítima com ondas, em alto-mar, entre 3,0 e 4,5 metros de altura

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/07/20  -  14:37
Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na Baixada Santista neste final de semana
Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na Baixada Santista neste final de semana   Foto: Matheus Tagé/AT

Uma massa de ar frio de origem polar que avança sobre o Estado de São Paulo vai derrubar as temperaturas na Baixada Santista, neste fim de semana. E o tímido sol entre nuvens na manhã desta sexta-feira (3) já é uma prévia do clima gelado para os próximos dias. Apesar de perder força, o ciclone-bomba ainda provoca agitação marítima com ondas, em alto-mar, de até 4,5 metros no litoral paulista, informa a Marinha do Brasil. 


De acordo com o Instituto Climatempo, a faixa do litoral paulista seguirá nublada e com possibilidade de garoa ao longo desta sexta-feira. As temperaturas devem atingir máximas de 19º, com queda a partir do começo da noite. Na madrugada deste sábado (4), os termômetros podem marcar mínimas de 14º.  


A sensação de frio continuará neste final de semana. Na madrugada de sábado (4), a massa de ar seco ganha força sobre o litoral. A previsão é de tempo gelado e o sol deve aparecer entre muitas nuvens apenas no período da manhã. As temperaturas podem variar entre 22º (à tarde) e 16º (na madrugada). 


A temperatura entra em gradativa elevação a partir de domingo (5), mas ainda faz frio no período da manhã e da noite. Os termômetros vão oscilar entre 19º e 25º. 


Ciclone-bomba 


O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu novo alerta na noite de quinta-feira (2) sobre a intensificação da passagem do ciclone-bomba pelo litoral brasileiro. O comunicado afirma que a pressão do fenômeno pode provocar ventos de direção Oeste para o Sudoeste, com intensidade de até 75 km/h. O documento prevê ainda agitação marítima com ondas, em alto-mar, entre 3,0 e 4,5 metros de altura, entre a faixa de litoral das regiões Sul e Nordeste.


Conforme dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta e da Defesa Civil de Santos, uma ressaca moderada nesta sexta-feira. O nível do mar, na Baía de Santos. pode ultrapassar 1,7m na tarde, representando um aumento de 40cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,8m na tarde de sexta-feira. 


Logo A Tribuna
Newsletter