EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

14 de Agosto de 2020

Massa de ar polar derruba temperaturas na Baixada Santista neste fim de semana

Marinha alerta para agitação marítima com ondas, em alto-mar, entre 3,0 e 4,5 metros de altura

Uma massa de ar frio de origem polar que avança sobre o Estado de São Paulo vai derrubar as temperaturas na Baixada Santista, neste fim de semana. E o tímido sol entre nuvens na manhã desta sexta-feira (3) já é uma prévia do clima gelado para os próximos dias. Apesar de perder força, o ciclone-bomba ainda provoca agitação marítima com ondas, em alto-mar, de até 4,5 metros no litoral paulista, informa a Marinha do Brasil. 

De acordo com o Instituto Climatempo, a faixa do litoral paulista seguirá nublada e com possibilidade de garoa ao longo desta sexta-feira. As temperaturas devem atingir máximas de 19º, com queda a partir do começo da noite. Na madrugada deste sábado (4), os termômetros podem marcar mínimas de 14º.  

A sensação de frio continuará neste final de semana. Na madrugada de sábado (4), a massa de ar seco ganha força sobre o litoral. A previsão é de tempo gelado e o sol deve aparecer entre muitas nuvens apenas no período da manhã. As temperaturas podem variar entre 22º (à tarde) e 16º (na madrugada). 

A temperatura entra em gradativa elevação a partir de domingo (5), mas ainda faz frio no período da manhã e da noite. Os termômetros vão oscilar entre 19º e 25º. 

Ciclone-bomba 

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu novo alerta na noite de quinta-feira (2) sobre a intensificação da passagem do ciclone-bomba pelo litoral brasileiro. O comunicado afirma que a pressão do fenômeno pode provocar ventos de direção Oeste para o Sudoeste, com intensidade de até 75 km/h. O documento prevê ainda agitação marítima com ondas, em alto-mar, entre 3,0 e 4,5 metros de altura, entre a faixa de litoral das regiões Sul e Nordeste.

Conforme dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta e da Defesa Civil de Santos, uma ressaca moderada nesta sexta-feira. O nível do mar, na Baía de Santos. pode ultrapassar 1,7m na tarde, representando um aumento de 40cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,8m na tarde de sexta-feira. 

Tudo sobre: