Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Tartaruga Gigante de 300 kg deposita ovos em praia do litoral de SP

Especialistas afirmam que o fato é muito raro e que os ovos podem chegar a mais de 100 unidades

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/02/21  -  14:45
Tartaruga de espécie rara pode botar cerca de 100 ovos
Tartaruga de espécie rara pode botar cerca de 100 ovos   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Uma Tartaruga Gigante, da rara espécie Dermochelys coriácea, escolheu a praia do Suarão, em Itanhaém, para depositar seus ovos na noite de sexta-feira (19).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com cerca de 300 quilos e mais de um metro só de casco, a tartaruga adulta levou cerca de três horas entre a deposição dos ovos e a volta para o mar. O Instituto Biopesca acompanhou todo o procedimento, fez a captação de informações e inseriu uma anilha numerada no animal.


Tartaruga foi encontrada na região do bairro Suarão, em Itanhaém
Tartaruga foi encontrada na região do bairro Suarão, em Itanhaém   Foto: Divulgação

Segundo a veterinária do Instituto, Vanessa Ribeiro, a situação é um fato muito raro, já que esse animal dificilmente escolhe as praias do Sudeste para desovar. “Estamos acompanhando o animal há semanas. Já tínhamos avistado em Praia Grande e a gente sabia que ela estava procurando um local mais tranquilo para botar seus ovos, que podem chegar a mais de 100 unidades”, relata.


O local com os ovos foi isolado e terá acompanhamento total. Segundo os integrantes do Instituto, os ovos poderão até mesmo ser transferidos com todos os cuidados, já que levariam pelo menos 50 dias para eclodir. A Guarda Civil Municipal acompanhou todo o processo e isolou o local, para evitar aproximação de banhistas.


O Secretário de Meio Ambiente, César Ferreira, também acompanhou de perto a ação do Instituto Biopesca. “Assim que soubemos do fato já nos colocamos a disposição. Realmente é uma ocorrência rara e que merece especial atenção da nossa Secretaria”, destacou.


Durante a aparição do animal, alguns moradores acompanharam e torceram pelo retorno da tartaruga às águas.


Instituto Biopesca acompanhou o animal
Instituto Biopesca acompanhou o animal   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna