Lancha do Departamento Hidroviário encalha em praia do litoral de SP e vira atração turística

Um problema de operação fez com que a embarcação Valongo I ficasse na faixa de areia

Por: ATribuna.com.br  -  24/10/21  -  17:20
Atualizado em 24/10/21 - 17:32
 Lancha do Departamento Hidroviário encalha em praia do litoral de SP e vira atração turística
Lancha do Departamento Hidroviário encalha em praia do litoral de SP e vira atração turística   Foto: Marcelo Ferreira/Arquivo Pessoal

Uma lancha do Departamento Hidroviário (DH) que integra o serviço de travessias litorâneas do litoral de São Paulo encalhou na Ponta da Praia, em Ilha Comprida, no Vale do Ribeira. Os primeiros relatos da embarcação em plena faixa de areia ocorreram na sexta-feira (22). Já neste domingo (24), a Valongo I se tornou atração nos passeios com turistas, devido ao local inusitado em que se encontra.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O morador de Ilha Comprida Marcelo André Ferreira, que trabalha com passeios de buggy, passou pela faixa de areia e fez imagens da lancha, construída em 1978 e que possui capacidade para 84 passageiros.


"Hoje (domingo), eu fui levar uma família para fazer um passeio e a embarcação continua atolada na praia. Desse jeito, será difícil sair de lá e pode virar um ponto turístico aqui na Ilha Comprida. O barco está afundado na areia."


Em nota enviada para A Tribuna, o DH - órgão estadual que desde o ano passado substitui a Dersa na gestão das travessias litorâneas - explicou que a lancha Valongo I seria levada ao estaleiro do departamento, localizado em Guarujá, para passar por reforma. Contudo, logo ao sair da região que engloba a travessia Cananeia-Iguape, houve problemas de operação.


Dessa forma, a equipe contratada para o transporte da Valongo I precisou atracar a embarcação na Ponta da Praia, em Ilha Comprida. Segundo o DH, a lancha está segura e aguarda condição favorável para continuar o trajeto até o estaleiro guarujaense.


Também em nota, a Prefeitura de Ilha Comprida informou que a Divisão Municipal de Fiscalização monitora a área e o encalhe não oferece risco aos banhistas, em razão da área ser distante e pouco movimentada. Além disso, a Administração Municipal explica que as equipes do DH aguardam o período de elevação da maré para que a embarcação prossiga até o destino final.


Em nota, a Marinha informou que tomou conhecimento do caso por meio das redes sociais. Uma equipe de peritos foi enviada ao local e está realizando a apuração inicial da ocorrência. Até o momento, não há indícios de poluição hídrica nem registro feridos no incidente. A lancha encontra-se encalhada na praia da Barra, município de Iguape-SP.


Logo A Tribuna
Newsletter