Cobra aparece em casa de veraneio no litoral de SP e assusta mulher: 'Fiquei em pânico'

Vera Ligia Lemos, de 55 anos, conta que o filho conseguiu registrar a visita inesperada

Por: Ágata Luz  -  15/10/21  -  16:07
Atualizado em 15/10/21 - 16:13
 Animal apareceu no jardim de uma casa de veraneio no Guaraú, em Peruíbe
Animal apareceu no jardim de uma casa de veraneio no Guaraú, em Peruíbe   Foto: Arquivo Pessoal/Eric Lemos Krüger

Uma cobra assustou uma família de São Paulo ao aparecer no jardim de uma casa de veraneio localizada no bairro Guaraú, em Peruíbe, na última terça-feira (12). A biomédica acupunturista e fitoterapeuta Vera Ligia Lemos, de 55 anos, diz ter levado um susto, mas seu filho registrou o momento, em imagens que têm chamado atenção nas redes sociais. “Eu fiquei literalmente em pânico e gritava”.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para A Tribuna, Vera disse possuir a casa no litoral paulista há mais de 20 anos e adorar cuidar do jardim da residência. Quando o marido dela estava prestes a concluir a limpeza do local, veio o susto: o animal estava na floreira. Foi o suficiente para começarem a gritar. “Eu fiquei apavorada”.


Após o susto inicial, o marido e o filho de Vera, que estuda Biologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), passaram a tentar identificar o animal. “O meu filho se aproximou dela para fotografá-la, mas eu, como mãe, só queria que meu filho ficasse distante”.


 Animal foi visto pela primeira vez na floreira que fica no centro do jardim da casa
Animal foi visto pela primeira vez na floreira que fica no centro do jardim da casa   Foto: Arquivo Pessoal/Eric Lemos Krüger

Em meio a isso tudo, ela se lembrou de ter visto nas redes sociais uma publicação sobre um biólogo do Departamento de Meio Ambiente de Peruíbe que atendia por WhatsApp. “Imediatamente, mandei a foto para ele”.


O biólogo em questão era Thiago Malpighi, da Prefeitura de Peruíbe. Ele identificou o animal como uma cobra-cipó e garantiu à família que ela não era venenosa e até se ofereceu a ir na casa de veraneio, mas não houve necessidade. Em seguida, pediu à biomédica que mantivesse distância e acompanhasse os movimentos do animal.


Só que a calma momentânea evaporou no momento em que a cobra decidiu ir para o chão. “Ela foi quase que voando. É uma cobra extremamente ágil, muito rápida. Quando ela se atirou no chão, a gente entrou mais em pânico ainda”.


 Animal foi alvo de diversas fotografias do filho de Vera, estudante de Biologia
Animal foi alvo de diversas fotografias do filho de Vera, estudante de Biologia   Foto: Arquivo Pessoal/Eric Lemos Krüger

Segundo a família, o animal tinha ido atrás de um sapo e começou a comê-lo. Neste momento, o filho de Vera explicou que a cobra ficaria mais calma, pois faria a digestão. Na sequência, a cobra-cipó foi a uma planta e, após esse movimento, não foi mais vista pela família. “Eu fiquei realmente muito amedrontada o resto do dia e o dia seguinte”.


Mesmo com o susto do feriado, Vera promete continuar cuidando do jardim. “Amo a natureza e vou seguir com muitas plantas na casa. Cobras não costumam visitar meu jardim, foi um evento bem pontual. Mas a cobra foi muito respeitada pela gente, fez o lanchinho dela e depois se escondeu”.


O episódio repercutiu nas redes sociais e a mulher aproveitou para postar um alerta aos moradores de Peruíbe, para que não matem as cobras e preservem a natureza. “Espero que fique a mensagem. Para que a gente continue a existir, temos que respeitar todas as outras formas de vida, somos apenas uma delas”.


Atendimento

Caso os moradores de Peruíbe avistem cobras em suas residências ou na rua, a orientação do Departamento de Meio Ambiente é para que as pessoas não mexam nos animais e acionem o órgão municipal pelo número (13) 3451-1066 ou WhatsApp (13) 99679-9631.


 Animal foi flagrado comendo um sapo
Animal foi flagrado comendo um sapo   Foto: Arquivo Pessoal/Eric Lemos Krüger

Logo A Tribuna
Newsletter