Centenas de águas-vivas ‘surgem’ em praia do litoral de SP e surpreendem moradores

Segundo o Instituto Biopesca, trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna

Por: ATribuna.com.br  -  01/10/21  -  14:15
 Trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna.
Trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna.   Foto: Arquivo Pessoal/Edipo Oliveira

Centenas de águas-vivas surgiram na faixa de areia de uma praia de Itanhaém na manhã desta sexta-feira (1º) e surpreenderam moradores que passaram pelo local. De acordo com o Instituto Biopesca (IBP), trata-se de um encalhe da espécie Lychnorhiza lucerna.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ainda segundo o IBP, a espécie é abundante na costa brasileira. As biólogas do instituto, Gemany Rosa e Gabriela Silva, explicam que os encalhes não são incomuns.


De acordo com Gemany, a mudança de estação – de inverno para primavera – aumenta a temperatura da água do mar e, desta forma, as condições ficam mais favoráveis para a abundância de alimentos para as águas-vivas. Desta forma, os animais se aproximam da costa para se alimentar.


Os encalhes podem estar associados à pesca de arrasto. O motivo é que, nesta prática, é comum haver a captura de espécies de animais que não eram alvo da pescaria, como as águas-vivas. O descarte ocorre ainda no mar, mas os animais acabam levados para as praias pelas correntes marítimas.


Logo A Tribuna
Newsletter