Bióloga do litoral de SP será a única brasileira em conselho global de proteção ao oceano

Com 23 anos, Nathany Roberta foi selecionada entre 100 candidatos de todo o mundo

Por: Ágata Luz  -  08/10/21  -  09:48
Atualizado em 08/10/21 - 14:01
 Brasileira foi selecionada para o conselho internacional que busca unir pessoas de todo o mundo para proteger o oceano
Brasileira foi selecionada para o conselho internacional que busca unir pessoas de todo o mundo para proteger o oceano   Foto: Arquivo Pessoal

Uma bióloga de Itanhaém terá a honra e a responsabilidade de representar o Brasil no Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial do Oceano 2021-2022. Nathany Roberta Herrera Aguiar, de 23 anos e que também é professora de Ciências e mestranda em Ciência e Tecnologia do Mar, foi a brasileira selecionada para o conselho internacional que busca unir pessoas de todo o mundo para proteger o oceano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Junto com outras 12 pessoas de diferentes países, Nathany foi escolhida após um processo que durou cerca de três meses e contou com aproximadamente 100 candidatos. Esta é a segunda vez que o Conselho conta com uma brasileira. A primeira foi em 2018-2019, com Patrícia Zanella.


Em conversa com A Tribuna, a moradora de Itanhaém explica que conheceu o World Ocean Day por conta do amor pelo oceano e trabalho no Instituto Ecosurf – do qual faz parte desde 2015. Porém, ao se inscrever para integrar o Conselho, não imaginava ser uma das escolhidas.


“Pretendo fazer jus e honrar o nosso País. Nunca tinha participado de uma seleção internacional. Sabia que tinha capacidade, mas não acreditava muito que isso iria acontecer comigo”.


Superação

Segundo a bióloga, a primeira etapa da seleção foi superada após responder diversas perguntas sobre a vida pessoal e a atuação profissional. “Depois de alguns dias, se você passa desta primeira triagem, eles mandam mais uma ‘application’ para fazer. Nesta, temos de responder a outras perguntas e enviar um vídeo”.


Em seguida, os organizadores do Dia Mundial do Oceano conferem todas as referências acadêmicas e profissionais dos candidato e retornam com a resposta. A bióloga recebeu a aprovação no dia 23 de setembro, mas a divulgação só foi permitida na última semana. “É uma vitória inigualável na minha vida e carreira. Fiquei muito feliz”.



Agora, Nathany trabalhará em conjunto com os demais membros do Conselho em prol do oceano. “Principalmente com a meta da Agenda 2030, na qual a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que 30% do nosso oceano deva estar protegido até 2030”.


Ainda de acordo com a jovem, o objetivo do Conselho é inspirar outras pessoas, conectando o mundo e reunindo comunidades, empresas e atitudes individuais em um só lugar. “Trabalhando em conjunto, o Conselho consegue proporcionar um impacto real ao longo dos meses, com foco em 8 de junho de 2022”, explica, referindo-se à data reconhecida pela ONU como Dia Mundial do Oceano.


Perfil

Bióloga de formação, Nathany está cursando mestrado em Ciência e Tecnologia do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com apenas 23 anos, a jovem também é professora de Ciências de uma escola particular e diretora executiva do projeto Oceano na Escola, do Instituto Ecosurf de Itanhaém – onde Nathany também já atuou como vice-presidente.


 Bióloga é integrante do Instituto Ecosurf desde 2015
Bióloga é integrante do Instituto Ecosurf desde 2015   Foto: Arquivo Pessoal

Conselho

A jovem explica que as inscrições para integrar o Conselho são anuais e disponíveis para jovens de 16 a 24 anos de qualquer país. Após seu sucesso, Nathany incentiva outras pessoas a participarem. “Isso serviu para mostrar que muitas vezes a gente fica impedido de tentar algumas coisas por achar que não somos capazes. Mas, olha só, eu sou a segunda jovem do Brasil a entrar no Conselho Consultivo do Dia Mundial do Oceano”.


Após a seleção deste ano, o Conselho Consultivo de Jovens do Dia Mundial do Oceano de 2021-2022 conta com 25 membros, sendo 12 participantes de conselhos anteriores.


Logo A Tribuna
Newsletter