Baleia de 7 metros é encontrada morta em praia do litoral de SP

Animal estava em avançado estado de decomposição e apresentava marcas de rede de pesca na região da cauda

Por: ATribuna.com.br  -  14/09/21  -  19:32
Atualizado em 14/09/21 - 19:33
 Filhote de baleia jubarte foi encontrado nesta terça-feira (14) no litoral de SP
Filhote de baleia jubarte foi encontrado nesta terça-feira (14) no litoral de SP   Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Uma baleia jubarte de 7,38 metros foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (14) na Praia do Ruínas, em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Segundo o Instituto Biopesca, que atendeu a ocorrência, o animal estava em avançado estado de decomposição.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O animal era um macho juvenil e apresentava marcas de emalhe por rede de pesca na região próxima da cauda. A necropsia está sendo realizada em campo, a fim de obter amostras biológicas que serão usadas em análises laboratoriais.


A causa da morte ainda não foi identificada, mas o instituto alerta que os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos. Entre eles, estão a separação precoce da mãe e a captura acidental pela pesca.


Migração
Nesta época do ano, as baleias jubartes migram das águas mais frias, de seus locais de origem, para águas mais quentes do Norte do Brasil, com fins reprodutivos.


A ocorrência desta terça (14) é a 11ª de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca em 2021, sendo que dez delas pertencem à espécie jubarte (Megaptera novaeangliae). A carcaça do animal foi recolhida pela Prefeitura de Peruíbe.


Logo A Tribuna
Newsletter