Tubarão ataca turista em praia do litoral de SP após mais de 30 anos

Vítima gritou pedindo ajuda; evento é considerado muito raro na região

Por: Estadão Conteúdo  -  09/11/21  -  16:44
 Tubarão atacou turista francês em praia do litoral de SP
Tubarão atacou turista francês em praia do litoral de SP   Foto: Divulgação

Um turista francês foi mordido por um tubarão quando nadava na Praia do Lamberto, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O homem sofreu ferimentos profundos na perna e precisou de atendimento hospitalar. O caso aconteceu na última quarta-feira (3). O turista já retornou para a França, mas parentes relataram o episódio em redes sociais. Conforme o Instituto Argonauta, que confirmou a origem dos ferimentos, o caso é muito raro na região e não acontece há pelo menos 30 anos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a postagem, o homem estava nadando com água pela cintura, próximo da faixa de areia da praia, que fica fora da área urbana, quando sentiu algo na perna direita. Ele não chegou a ver o tubarão, mas gritou pedindo ajuda. A vítima apresentava cortes profundos e longos, com até dez centímetros, acima do tornozelo.


O turista foi levado para Ubatuba e, em seguida, a um hospital de Caraguatatuba. Ele estava no Brasil para uma festa de casamento e aproveitou o feriado de Finados para ir para a praia.


O caso chegou ao Instituto Argonauta, que atua em conservação costeira, mas inicialmente os pesquisadores descartaram o ataque como sendo de tubarão. A hipótese aventada foi de ataque de moreia, peixe de corpo alongado, dotado de fortes dentes.


Após ouvir mais relatos da família e analisar novas imagens, o especialista Otto Bismark, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), confirmou a dentada do tubarão. Não foi possível, no entanto, identificar a espécie do animal.


Em nota, o instituto informou que, embora várias espécies de tubarão frequentem o litoral da região, o ataque a uma pessoa é um caso isolado e raro. "Não temos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos 30 anos. Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população", informou.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter