Morador do litoral de SP alertou para desabamento em Capitólio há dez anos: 'Essa pedra vai cair'

Médico Flávio Freitas esteve no local em 2012

Por: Daniel Gois  -  10/01/22  -  07:12
Atualizado em 10/01/22 - 12:54
Morador do litoral de SP percebeu risco de desabamento em Capitólio dez anos antes de tragédia
Morador do litoral de SP percebeu risco de desabamento em Capitólio dez anos antes de tragédia   Foto: Arquivo pessoal/Flávio Freitas e Reprodução

O médico Flávio Freitas, de 52 anos, morador de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo, já esteve duas vezes em Capitólio (MG), cidade onde ocorreu o desabamento de uma rocha em cima de três lanchas, neste sábado (8). Em 2012, quando esteve no local, ele já alertava para o risco de uma tragédia.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Na época, Freitas postou uma foto da mesma rocha que desabou, deixando ao menos 10 mortos e 32 feridos. Na legenda, ele escreveu: “essa pedra vai cair”.


Em conversa com A Tribuna, neste domingo (9), o cirurgião geral e ultrassonografista disse que sempre fez viagens de barco e que quando esteve no local, em 2012, já estranhava o tamanho da fenda presente entre as pedras.


“Recebi esse vídeo (do desabamento) em um grupo de WhatsApp. Eu reconheci, de imediato, que era o local que eu tinha passado. Fui no meu álbum no Facebook, da época que fiz a viagem, e vi essa foto. Na época, quando tirei a foto, achei estranha a fenda, o tamanho e a largura. A imagem deixava bem claro que era uma coisa perigosa”, afirma Freitas.


Flávio Freitas fez postagem sobre pedra que veio a desabar em Capitólio (MG)
Flávio Freitas fez postagem sobre pedra que veio a desabar em Capitólio (MG)   Foto: Reprodução/facebook

Repercussão

Depois da tragédia em Capitólio, a postagem feita em 2012 pelo morador de Ilhabela superou 100 mil compartilhamentos. Um outro post feito por Freitas no sábado, relembrando a postagem de 2012, mas junto com o vídeo do desabamento, já tem mais de 12 mil reações.


“Passaram dez anos e infelizmente a tragédia aconteceu. Não foi a nível de previsão (a postagem de 2012), foi só um comentário que fiz na época e, por triste coincidência, veio a acontecer dez anos depois”, lamenta Freitas.


Tragédia em Capitólio

Palco de passeios turísticos, o Lago de Furnas é a região do município mineiro onde ocorreu o desabamento. Três lanchas foram atingidas.


Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a princípio, uma tromba d'água fez as pedras deslizarem dos cânions e atingirem as lanchas. As causas serão investigadas pela Marinha do Brasil.


Os bombeiros já confirmaram dez mortes e 32 feridos. Neste fim de semana, ao menos 34 turistas da Baixada Santista estiveram em Capitólio.


Morador de Ilhabela (SP), médico Flávio Freitas costuma realizar passeios de barco
Morador de Ilhabela (SP), médico Flávio Freitas costuma realizar passeios de barco   Foto: Arquivo pessoal/Flávio Freitas

Logo A Tribuna
Newsletter