Lentes embaçadas pelo uso de máscara: Especialista dá dicas para higienizar óculos

Óptico Eduardo Rocco diz que usar sabonete nas lentes pode até funcionar, mas com o passar do tempo isso pode danificar os óculos

Por: Da Redação  -  07/05/20  -  21:06
Pelas regras atuais, quem for pego sem a máscara pode pagar multa de R$ 100
Pelas regras atuais, quem for pego sem a máscara pode pagar multa de R$ 100   Foto: Alexander Ferraz/AT

A pandemia da Covid-19 incluiu de vez as máscaras ao cotidiano das pessoas, prevendo até multa para quem não usá-las. Lisas, estampadas, de personagens. Cada um tem a que mais agrada. Porém, entre aqueles que usam óculos parece mesmo que o desejo é um só: não ficar com as lentes embaçadas usando o acessório de proteção. Se esse é seu caso, confira o que fazer. 


>> O que fazer para evitar as lentes embaçadas


“É importante usar máscara, ela salva vidas. Mas a verdade é que ainda tento me adaptar. E com os óculos é ainda mais difícil porque logo você não está enxergando nada porque as lentes embaçam”, diz a estudante Maria Lopes, 19 anos, moradora de São Vicente. Relatos parecidos se espalharam pela internet, assim como dicas para resolver o problema. 


Entre elas a de usar sabonete nas lentes. O óptico Eduardo Rocco, admite que a medida até funciona, mas com o passar do tempo pode danificar os óculos. 


“Funciona porque o resíduo do sabonete dificulta a formação do vapor. Mas isso pode arranhar a lente”, diz. Além disso, repetir o processo diversas vezes coloca em risco os tratamentos antirreflexo e a proteção UV da superfície. 


O embaçamento das lentes acontece porque, a medida que se respira, o ar quente de dentro da máscara chega às lentes mais frias e acontece uma condensação. Rocco explica que para evitar isso, o mais recomendável é vedar essa passagem de ar acima do nariz. Isso pode ser feito acomodando os óculos por cima da máscara. 


Uma dica é observar os elásticos e, caso necessário, costurar pontos para deixar sua máscara mais justa no nariz, se elas forem caseiras como o recomendado. Também é possível colocar um papel dentro da máscara para absorver a umidade ou mesmo usar um esparadrapo para prender a parte próxima ao nariz. 


Higienização 


Rocco, no entanto, alerta que a higienização dos óculos é um fator muito importante. “Uma dica é toda vez que lavar as mãos, limpar os óculos”, diz.


O oftalmologista André Borba concorda. A recomendação inicial é a de fazer a higienização com água e detergente. Na hora de secar, utilize uma flanela ou papel toalha bem macio para não riscar as lentes.


É importante evitar também o hábito de colocar os óculos sobre a cabeça, pendurar na roupa ou apoiar em diversas superfícies.


“Em tempos de pandemia os óculos servem inclusive como um tipo de barreira de proteção que impede que o vírus entre em contato imediato com os olhos”, porém, de nada servirá se eles não forem higienizados de forma correta, garante o oftalmologista.


Logo A Tribuna
Newsletter