Tartaruga que passou mais de 7 meses em reabilitação retorna ao mar após encalhar no Litoral de SP

O resgate ocorreu na Ponta da Praia, em Santos

Por: ATribuna.com.br  -  21/04/24  -  06:32
Resgate ocorreu em 15 de agosto do ano passado, na Ponta da Praia, em Santos
Resgate ocorreu em 15 de agosto do ano passado, na Ponta da Praia, em Santos   Foto: Instituto Gremar

Uma tartaruga-verde retornou à natureza após passar mais de sete meses em reabilitação no Instituto Gremar em Guarujá, no Litoral de São Paulo. A ação aconteceu na última sexta-feira (12), na Praia do Guaiúba, e faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Santos (PMP-BS).


O resgate da tartaruga aconteceu em 15 de agosto de 2023, na Ponta da Praia, em Santos, após um banhista encontrar a tartaruga encalhada e presa em uma rede de pesca. Após ter sido retirado, o animal foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar.


No exame clínico foi observada uma possível má formação no membro anterior direito e marcas de origem indeterminada no plastrão. Exames posteriores confirmaram um quadro de pneumonia e a presença de resíduo sólido (plástico mole) nas fezes.


O animal foi submetido a diversas cirurgias para remoção dos fibropapilomas. Após o período de recuperação, os exames apontaram um quadro dentro dos parâmetros da normalidade e a tartaruga foi considerada apta para a soltura.


Logo A Tribuna
Newsletter